/
/
Alme aposta em inovação para transformar a produção de calçados

Alme aposta em inovação para transformar a produção de calçados

Marca do grupo AZZAS 2154, Alme se posiciona como um laboratório de experimentação e transforma o mercado de calçados com novos materiais.

Num cenário onde tecnologia e sustentabilidade são cada vez mais demandadas, a Alme, marca do grupo AZZAS 2154, desponta como uma referência na integração de conforto, design e responsabilidade ambiental. Criada em 2018 e relançada em 2021 com foco reforçado na sustentabilidade, a marca busca alinhar suas práticas aos valores dos consumidores, cada vez mais atentos à procedência e ao impacto dos produtos que compram.

“Existia um local no mercado, o de conforto e bem-estar, que poderia ser mais bem explorado”, comenta Isabella Barbieri, gerente de Marketing da Alme. “Com a chegada da pandemia, evoluímos o posicionamento e trouxemos com mais força o pilar da sustentabilidade. Entendemos, como grupo, ser importante fortalecer essa mensagem de uma marca expoente, que realmente olhasse para a categoria de calçados de uma forma diferente”.

Furando a bolha

Isabella Barbieri, gerente de Marketing da Alme.

Sendo assim, foi feito um mapeamento dos aspectos que seriam abordados pela marca, além das diretrizes que a companhia já tinha. De acordo com Isabella, no novo momento da marca, a partir de novembro de 2021, surgiu o objetivo de furar a bolha da moda sustentável e mostrar que ambas podem caminhar juntas.

Na busca por materiais de menor impacto ambiental, a marca tem trabalhado com uma tecnologia chamada ACV (Análise de Ciclo de Vida). Um modelo padrão da Alme, por exemplo, emite, em média, metade do carbono de um calçado tradicional. Isso se deve ao uso de materiais como algodão reciclado, EVA verde e fibras de garrafas PET recicladas. Além disso, a marca usa ainda um material chamado “bio bambu” na produção dos calçados. Esse material simula o couro e tem uma alta durabilidade, um dos principais atributos requeridos pelo consumidor.

Outro material utilizado na produção de calçados, mais especificamente dos chinelos, é a cana-de-açúcar. Essa tecnologia da Braskem, desenvolvida no Brasil, para ser uma alternativa ao plástico tradicional. “O objetivo é oferecer um sapato muito bonito, que não tenha uma estética de um produto rústico, que ofereça conforto e seja feito de materiais diferenciados”, pontua.

A Alme tem buscado, como marca, ser um laboratório de experimentação de novas matérias-primas. A empresa busca utilizar suas inovações e como benchmarking para as demais marcas do grupo e, principalmente, na vertical de calçados. “Além de ser esse laboratório, queremos inspirar o mercado”, acrescenta Isabella.

Parcerias estratégicas

A Alme também colabora com outras marcas do grupo AZZAS 2154, como Arezzo e Foxton, para ampliar o alcance de seus produtos. “Já estamos na terceira edição de nossa colaboração com a Arezzo, com o tênis Lume. Ele foi um sucesso absoluto nas lojas e no e-commerce. Essas parcerias mostram que a moda sustentável pode ser integrada ao mainstream sem perder sua essência”, destaca Isabella.

A experiência do consumidor não se limita apenas à aquisição de um produto. Na Alme, a jornada inclui também o acesso a informações sobre a cadeia produtiva, proporcionando maior confiança e engajamento. Isso acontece por meio de parcerias com empresas como a Blockforce. Especializada em rastreabilidade via blockchain, a marca consegue mapear a trajetória de cada produto, desde a origem até a loja.

“Conseguimos mostrar ao cliente o caminho que o produto fez até chegar à loja. Assim, ele entende a composição, o processo e o impacto até chegar à mão dele. Em até 20% das nossas vendas, conseguimos dar essa visibilidade ao consumidor. Isso reforça a curiosidade que muitas pessoas têm do que está por trás dos produtos, desde o local de produção a composição dos materiais usados”, explica.

Com foco nos próximos anos, o grande objetivo da marca é trabalhar com inovação e apoiar a cadeia de fornecimentos. Isabella frisa também a importância de caminhar junto aos parceiros. Além disso, como parte da vertical de calçados, a companhia busca fomentar a região onde sua produção está localizada – na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

“Devemos seguir o trabalho que temos feito com os fornecedores, e apoiar as marcas nessa inspiração por novos materiais. Esse é um dos nossos objetivos como negócio”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]