/
/
/
/
/
Brasileiro está mais online

Brasileiro está mais online

Ao mesmo tempo que o número de pessoas que têm acesso à internet no Brasil mostrou expressivo aumento, 29 milhões de brasileiros ainda vivem sem conexão

Classes C, D e E impulsionaram aumento do acesso à rede

O aumento aconteceu após dois anos de estabilidade. Vale lembrar que, em 2015, o acesso à internet alcançava apenas 51% da população brasileira. Os números mais significativos foram vistos entre as classes C, D e E. Há oito anos, enquanto 99% e 88% dos lares das classes A e B, respectivamente, tinham acesso à rede, entre C e DE os percentuais eram 56% e 16%, seguidamente. O salto das classes mais baixas com acesso à rede teve um expressivo salto em 2023. Enquanto 91% do público C está conectado, a porcentagem dos domicílios D e E é de 67%.

O telefone celular também tem sido um facilitador do acesso à internet no Brasil. Prova disso é que o dispositivo foi usado com exclusividade por 58% das pessoas. Porém, esse número sobe para 99% dos usuários de internet no Brasil quando os entrevistados são questionados se, em algum momento, se conectaram à rede pelo telefone celular. Além disso, existem os 41% que usam tanto computadores, como smartphones. Nas classes DE, a predominância é pelo uso de smartphones (87%).

Outra questão exposta pelo estudo diz respeito ao tipo de conexão utilizada pela população brasileira para garantir a presença online. Entre os que possuem telefone celular, 60% usam um plano pré-pago, enquanto 36% optam pelo pós-pago. Quanto ao uso de Wi-Fi, a diferença do acesso está na classe social. Enquanto 97% do público da classe A acessa a internet por esse formato de rede, quanto pela móvel, nas classes DE 36% utilizam o Wi-Fi, enquanto 11% apenas a rede móvel.

Acesso à internet impulsiona compra de produtos e serviços

As transações financeiras com o uso da internet também passaram a acontecer com mais frequência em 2023. Enquanto em 2019 elas eram feitas por 33% da população, esse número aumentou para 54% em 2023. Porém, continua maior entre os integrantes da classe A. o estudo mostrou que 85% desse grupo fez movimentos financeiros de forma online nos últimos 12 meses, enquanto entre os integrantes da classe B esse percentual foi de 74%. Os números declinam para 54% entre o público C, e mais ainda entre as classes D e E, chegando a 34%.

Uso da internet incentiva práticas culturais

Assim como cresceu o número de usuários de internet no Brasil, a presença online da população brasileira impulsionou o consumo de serviços por assinatura. O salto foi de 38% em 2021, para 45% em 2023. Além disso, a internet tem sido usada para o compartilhamento de vídeos (54%), o uso de redes sociais (51%) e para o envio de mensagens instantâneas por aplicativos (48%).

O consumo de podcasts também aparece na lista como a prática de maior avanço nos últimos anos no Brasil. Conforme indicado pela pesquisa, 29% dos brasileiros com 10 anos consumiram esse formato de conteúdo em 2023. O número representa um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2021 (22%) e uma elevação notável de 19 pontos percentuais quando comparado a 2019 (10%).

O crescimento no acesso de podcasts no Brasil é atribuído principalmente à produção nacional. Enquanto 29% dos entrevistados afirmaram ter ouvido podcasts brasileiros, apenas 7% disseram ter ouvido podcasts estrangeiros, invertendo a tendência predominantemente observada no caso de filmes e séries.

Presença online da população brasileira aumentou, mas internet não é usada por todos

Ao mesmo tempo que o número de pessoas que têm acesso à internet no Brasil mostrou expressivo aumento, a quantidade de brasileiros que não têm conexão com a rede continua grande. Esses somam 29 milhões, predominantemente da classe DE, com 17 milhões. Já na classe C, esse número cai para 10 milhões, enquanto nas classes AB são 2 milhões de pessoas que não fazem o uso da internet.

A maior parte dos não usuários de internet, 24 milhões, está na área urbana, e essa é a mesma quantidade de pessoas que não têm presença online e possuem apenas o ensino fundamental. 16 milhões do total de brasileiros sem acesso à rede têm 60 anos ou mais. Além disso, o Nordeste e o Sudeste empatam na quantidade de pessoas que não dispõem de acesso ao mundo digital, cada um com 10 milhões. O Norte e o Sul também apresentam ambos a mesma quantidade, 3 milhões, enquanto o Centro-Oeste é a região com menor número de moradores sem acesso à rede, 2 milhões.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]