/
/
/
/
/
Como a Amazon Brasil está se preparando para a Black Friday 2023

Como a Amazon Brasil está se preparando para a Black Friday 2023

Empresa investiu em programas de educação e incentivo às PMEs como forma de apoiar vendedores parceiros para a data

Com a proximidade de uma das datas sazonais mais importantes para o varejo brasileiro, a Amazon Brasil investiu em ações que apoiam as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) na preparação para a Black Friday 2023

Para fomentar a antecipação do planejamento e estimular seus vendedores parceiros, desde agosto a Amazon Brasil já treinou mais de 12 mil empreendedores e segue disponibilizando uma série de treinamentos online e webinars com foco em estratégia de vendas, otimização do catálogo, listagem e ferramentas de impulsionamento.

Em setembro, a empresa realizou o Amazon Impulsa, evento, que contou com mais de 1200 participantes, com conteúdos e treinamentos ao vivo promovidos por seus especialistas para preparar e apoiar os vendedores no crescimento de seus negócios durante as principais datas do último semestre do ano. 

Complementando essas ações, a companhia lançou também a promoção “Cresça mais, ganhe mais com a Amazon”, que tem por objetivo aumentar a chance de crescimento e sucesso dos vendedores parceiros no período – e a longo prazo – por meio da adoção de ferramentas e programas de recompensas disponibilizados pela empresa.

“Nos empenhamos em preparar os nossos vendedores parceiros com a maior antecedência possível para uma das datas mais aguardadas do ano no calendário do varejo brasileiro. Sabemos da importância da Black Friday para os nossos parceiros e buscamos oferecer mecanismos para que tenham os recursos necessários para conquistarem ótimos resultados”, conta Ricardo Garrido, diretor de Marketplace da Amazon Brasil.

“Em setembro, tivemos mais de 1.200 participantes no Amazon Impulsa, o que nos revela o interesse dos empreendedores em se prepararem e crescerem seus negócios dentro do marketplace da Amazon”, diz. 

Black Friday 2023: ações com parceiros prometem bons resultados    

Ricardo Garrido, também conta que a companhia sempre investe no sucesso das pequenas e médias empresas, ajudando-as a alcançar mais clientes por meio de programas logísticos, ferramentas, tecnologia e treinamentos gratuitos.

“A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro e uma das mais aguardadas pelos consumidores do País, e ao investirmos em iniciativas como as destacadas, garantimos que nossos vendedores parceiros tenham tempo hábil para se prepararem e aproveitarem ao máximo benefícios atrelados às nossas ferramentas e programas para impulsionar suas estratégias de vendas no período e ao longo do ano todo”, explica o executivo.

Diante de tudo isso, a Amazon mostra que tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, pois está constantemente investindo em inovação e tecnologia para oferecer uma experiência única para os vendedores parceiros e os clientes, e acredita nos impactos positivos dos seus esforços.

“Ao longo dos últimos anos, o comércio eletrônico se tornou uma das principais fontes de renda para os empresários brasileiros. De acordo com o estudo que realizamos sobre o impacto da Amazon em PMEs no Brasil, 81% das nossas lojas parceiras foram lançadas entre 2020 e 2022, o que demonstra que os brasileiros encontram na Amazon a oportunidade de ampliar e profissionalizar seus negócios”, revela Ricardo Garrido.

Além disso, os pequenos e médios negócios que vendem no marketplace da Amazon já geraram mais de 54 mil empregos diretos e indiretos no Brasil.

Trabalho contínuo com os vendedores é um modo de fidelização    

Desde o lançamento do marketplace em 2017, a Amazon tem investido no relacionamento com os vendedores parceiros e contribuído para o desenvolvimento dos seus negócios. Atualmente, a empresa no Brasil tem mais de 50 mil vendedores, dos quais 99% são PMEs com mais de 9.6 milhões de produtos listados na Amazon.com.br.

Além das iniciativas pensadas para apoiar as pequenas e médias empresas na preparação para a Black Friday, há diversas ações focadas no sucesso das PMEs ao longo de todo o ano.

“Hoje, disponibilizamos uma série de recursos e ferramentas que apoiam a jornada desses vendedores dentro da Amazon. A Seller University é uma delas, que disponibiliza vídeos de treinamento gratuitos criados para ajudar os vendedores a aprender como vender na Amazon, além de outros programas como o Amazon Mentor, iniciativa que visa proporcionar aos vendedores principiantes, um mentor que irá auxiliá-lo nos primeiros passos e em alcançar metas específicas, como a utilização do programa FBA – Logística da Amazon e outros, tudo para ajudá-lo a impulsionar seu negócio”, exemplifica Ricardo Garrido.

Outra iniciativa são os Programas de Aceleração que possuem o objetivo de apoiar o aumento da representatividade de mulheres, negros, artesãos e pequenos empreendedores no marketplace da Amazon.com.br por meio de mentoria para negócios, treinamentos e divulgações.

Em 2021 e 2022, priorizando o desenvolvimento e com o objetivo de profissionalizar ainda mais o setor, a companhia investiu em treinamento para as PMEs parceiras e promoveu mais de 6.3 milhões de horas de conteúdo por meio de recursos habilitados pela Amazon, que garantiu 216 mil treinamentos completados.

“Nossos esforços também refletem no aumento da representatividade das vendas de PMEs parceiras em nosso marketplace – globalmente, mais de 60% das vendas da loja da Amazon vêm de vendedores parceiros, em sua maioria, pequenos e médios negócios”, afirma.

As aspirações do marketplace de tudo, de A a Z   

Dentro da Amazon há o princípio de obsessão pelo cliente e a empresa se empenha em proporcionar sempre a melhor experiência para todos. Por isso, tem como objetivo oferecer boas ofertas, frete rápido e uma vasta seleção de produtos, para a qual os vendedores parceiros contribuem significativamente.

“No que diz respeito ao atendimento à vendedores parceiros, queremos oferecer programas de logística e entrega cada vez mais rápidas e competitivas, e estamos especialmente empolgados com os retornos que recebemos deles sobre o aumento em suas vendas após terem aderido ao DBA – Delivery by Amazon e, principalmente, ao FBA – Logística da Amazon”, completa Garrido.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]