/
/
/
/
/
Turbulência no setor tecnológico: desafios e demissões em 2023

Turbulência no setor tecnológico: desafios e demissões em 2023

Demissões em empresas de tecnologia alcançaram este ano números semelhantes aos da pandemia

Desde 2022, cortes de empregos têm afetado o setor de tecnológico. No ano passado, empresas da área que passaram por demissões, desligaram em média 22% de seus funcionários. Porém, em 2023, as startups de tecnologia atingiram níveis quase semelhantes aos do período de pandemia com seus layoffs. 177 companhias têm “enxugado” o time, e o número é o maior desde abril de 2020 (194). Os dados são da pesquisa 2023 B2B Reviews Study.

Quais as indústrias mais atingidas pelas demissões no setor de tecnologia?

O estudo analisou dados de startups de tecnologia nos Estados Unidos entre 2021 e 2023, bem como coletou informações no LinkedIn e entrevistou profissionais. Os dados mostraram que, com uma avaliação de US$ 1,8 bilhão, a indústria tecnológica dos Estados Unidos tem enfrentado percalços dentro do mercado. Empresas de saúde e tecnologia financeira, por exemplo, foram as que mais demitiram desde 2022.

Porcentagem de funcionários que sofreram demissão no setor tecnológico:

IndústriaPercentualNúmero de empresas que enfrentam demissões
Viagem31%8
Comida29%41
Assistência médica29%116
Educação29%28
Imobiliária29%48
Consumidor27%48
Infraestrutura27%22
Criptografia27%43
Transporte24%36
Finanças23%98
Varejo20%57
RH19%34
Meios de comunicação18%29
Marketing16%54
Dados15%36
Segurança14%41

Com as demissões ocorrendo desde 2022, em janeiro de 2023 a situação piorou. No início deste ano, 117 empresas de tecnologia anunciaram demissões. Antes disso, o maior número foi 194, em abril de 2022.

Os desligamentos seguiram para as empresas financeiras. A Fundbox, por exemplo, deixou 150 pessoas sem emprego ao demitir 42% do time. Já a NYDIG reduziu a equipe em 33%, que somam 100 demissões.

O que acontece depois?

Após os desligamentos, os funcionários demitidos passam por processos que vão desde a assimilar a demissão a procurar novas oportunidades de trabalho. O estudo mostrou que, após serem demitidos, 30% não atualizaram sua situação profissional no perfil do LinkedIn. Além disso, uma a cada quatro pessoas que trabalham com tecnologia mentiu na rede social sobre a data da demissão, e os homens têm 25% mais chance de fazer isso.

A pesquisa ainda constatou que 71% das pessoas impactadas por dispensas no setor tecnológico ainda não conseguiram garantir uma nova colocação desde que foram desligadas em 2022. Notavelmente, 74% das mulheres demitidas de empresas de tecnologia enfrentaram dificuldades para encontrar emprego, em contraste com 69% dos homens. Daqueles que se recolocaram, 25% conseguiram um novo emprego em até dois meses, enquanto outros 4% levaram de três a quatro meses. O tempo médio para encontrar uma nova oportunidade de emprego após a missão foi de aproximadamente seis semanas.

Ao analisar os diferentes setores, o setor de segurança apresentou uma taxa de recolocação mais rápida, seguido de perto por marketing e setor imobiliário. Recursos humanos e crypto, por outro lado, registraram taxas de recolocação mais lentas.

Taxas de recolocação após demissões no setor tecnológico:

IndústriaPercentual
Segurança34%
Marketing33%
Imobiliária31%
Fitness26%
Assistência Médica24%
Infraestrutura24%
Finanças21%
Varejo18%
RH17%
Crypto17%

Como as pessoas reagiram às demissões do setor tecnológico?

Ficar sem a principal fonte de renda pode trazer uma série de preocupações, e requer uma série de ações para lidar com o período sem emprego. 72% dos entrevistados disseram que, após as demissões no setor tecnológico, recorreram às plataformas de mídia social para buscar um novo trabalho. As mais procuradas foram LinkedIn (58%), Facebook (21%) e Instagram (17%).

Além disso, plataformas destinadas à procura de emprego também aparecem no estudo. Novamente, o LinkedIn surge na primeira colocação (31%), seguido pelo Indeed (30%), o networking (25%) e a referência (20%). Além disso, há quem se candidatou diretamente na companhia com vaga aberta (18%) ou com a ajuda de recrutadores (14%).

No período sem emprego, as poupanças pessoais foram utilizadas por 69% dos entrevistados. Outro 37% dependeram de subsídios, enquanto 32% receberam indenizações. O estudo mostra ainda a transição de setor após a demissão. 30% dos que responderam à pesquisa mudaram de área.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]