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Acessibilidade digital: Airbnb, Latam e Enjoei lideram ranking

Acessibilidade digital: Airbnb, Latam e Enjoei lideram ranking

Empresas se destacam em proporcionar experiências inclusivas aos consumidores

Promover a acessibilidade digital é uma estratégia importante para as empresas que buscam atender a um público diversificado e promover um ambiente de compras inclusivo. A 2ª edição do Ranking de Acessibilidade Digital, conduzida pela Yaman, revelou quais as empresas que lideram o caminho em termos de oferecer experiências acessíveis aos consumidores em e-commerces. Airbnb, Latam e Enjoei conquistaram as três primeiras posições, destacando-se como as plataformas mais acessíveis do Brasil.

Com base nas diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), um padrão internacionalmente reconhecido, o ranking classificou as empresas em uma escala de zero a 10. O Airbnb obteve a maior pontuação, com 9,82, seguido pela Latam, com 9,65, e Enjoei, com 9,51. Curiosamente, o Airbnb não estava entre os líderes no ano anterior, assim como a Latam e Enjoei. Isso destaca uma evolução e um grande comprometimento dessas empresas com a acessibilidade digital.

Apple e Amazon Brasil se mantêm fortes

A Apple, que liderou o ranking em 2022, agora ocupa a quarta posição, com uma avaliação de 9,47, seguida pela Amazon Brasil, com 9,35. Essa mudança no top 5 demonstra a competição acirrada no mercado para aprimorar a acessibilidade digital e proporcionar experiências inclusivas aos consumidores.

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Acessibilidade digital na Black Friday 

Este ranking anual é particularmente relevante para empresas e consumidores quando se aproximam eventos de grande importância no calendário de compras, como a Black Friday e o Natal. As expectativas são elevadas para 2023, após uma queda de 28% nas vendas online em 2022 em comparação com o ano anterior. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico prevê um aumento de 10% nas vendas para este ano.

Andrey Coelho, CEO da Yaman, ressalta que o ranking atua como uma bússola de acessibilidade, orientando tanto as empresas quanto os consumidores. Cerca de 24% da população brasileira possui alguma necessidade de acessibilidade, e o ranking visa aperfeiçoar a jornada de compra online para esse público. “É importante ressaltar que nosso objetivo não é classificar as melhores e piores empresas no comércio eletrônico, mas sim testar a experiência real em termos de acessibilidade”, observa.

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Diretrizes do ranking: foco na jornada de compra

O estudo avaliou exclusivamente as versões web das plataformas e concentrou-se na jornada de compra, desde a tela inicial até a conclusão do pedido. Plataformas que interromperam essa jornada receberam reduções significativas em suas pontuações, e, em alguns casos, a nota zero foi atribuída devido à falta de princípios e métodos de acessibilidade. As diretrizes do WCAG, que abrangem uma variedade de deficiências, serviram como base para essas avaliações.

Acessibilidade digital é essencial

Abaixo, confira os 10 primeiros do ranking:

PosiçãoE-commerceNota
1Airbnb9,82
2Latam9,65
3Enjoei9,51
4Apple9,47
5Amazon Brasil9,35
6Samsung9,34
7Mercado Livre9,30
8Elo79,27
9Gran Cursos Online9,22
10iFood9,12


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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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