/
/
/
/
/
Carro novo ou usado: o que pesa na decisão de compra

Carro novo ou usado: o que pesa na decisão de compra

O preço não é o ponto mais importante na hora de trocar de automóvel - confira o que o consumidor leva em conta antes

Um carro, além de ser um meio de transporte cobiçado por muitos, é sinal de status e poder. Mesmo quem não é apaixonado pelo mundo automotivo sabe que um carro de uma marca de luxo é mais imponente do que um modelo popular. Mas o que faz com que o consumidor escolha trocar de carro, seja por um mais simples ou um mais arrojado?

Diversos pontos afetam o cliente quando o assunto é adquirir um carro novo ou usado pela primeira vez, ou até trocar o antigo. Para falar sobre o assunto com propriedade, conversamos com a Kavak, startup de seminovos da América Latina. E já adiantamos: o preço não é o maior influenciador nesse processo de compras. 

Guilherme Spinace, Diretor de Customer Journey da Kavak, explicou que, um dos motivos que levam o cliente a procurar um novo modelo de automóvel é quando a família aumenta. “A escolha de vender, comprar ou trocar de carro está atrelada ao momento de vida do consumidor, em sua grande maioria”, começa. “A família que aumenta é sem dúvida uma etapa importante, que pode levar alguns compradores a escolherem vender um carro – com o objetivo de ter liquidez imediata para readequar o orçamento”, acrescenta Guilherme. 

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

É comum que nesses casos o comprador opte por modelos Sedan ou SUVs, que, além de conforto e segurança, proporcionam mais espaço. “Uma das vantagens do carro seminovo, que é importante destacar, é que os consumidores conseguem acessar um modelo ou versão superior de automóvel que gostam, com mais opcionais, com o mesmo orçamento”, completa Guilherme.

Motivos por trás da troca de carro

Cada família ou indivíduo tem seus motivos pessoais para querer um carro novo. “Alguns consumidores buscam por carros mais econômicos, outros com um grande espaço interno e versatilidade, outros optam por modelos automáticos. Há ainda quem opte por comprar um segundo ou terceiro carro para este momento da vida”, conta Spinace. 

Ele completa falando sobre o perfil do consumidor brasileiro, que é mais criterioso na hora de fazer um investimento de valor elevado. “Dessa forma, ele dedica mais tempo na procura por um carro e navega mais na plataforma em busca do modelo que melhor atende às suas necessidades antes de decidir fechar o negócio.”

No site da Kavak esses critérios de busca podem ser facilmente selecionados: o cliente pode facilmente usar os filtros indicados no site (localização, marca e modelo, ano, faixa de preço, tipo, transmissão, status do carro, quilometragem, cor, assentos e combustível) ou usar a barra de buscas.

Conheça o Mundo do CX

Para os mais tradicionais, a visita às lojas ainda é o método mais escolhido para conferir os modelos. “Inclusive, muitos consumidores aproveitam a ocasião da família que cresce  para conhecer pessoalmente os modelos disponíveis, entrar nos carros e conhecer os detalhes de cada um. Isso pode ajudar na decisão de compra em alguns casos”, explica Guilherme. 

Modelos de carro mais procurados

Os dados do primeiro semestre de 2023  fornecidos pela Kavak mostram quais são os automóveis preferidos do consumidor. “O Jeep Compass garantiu a primeira colocação geral, o que reflete o interesse dos consumidores em ter um SUV na garagem”, compartilha Spinace. 

Na sequência, o Hyundai HB20 e o Ford Ka não ficaram tão para trás – carros mais populares e que cabem no bolso do consumidor. “O HB20 foi o mais popular entre os Hatch, enquanto a primeira colocação na categoria Sedan ficou com o Toyota Corolla e o Fiat Toro entre as Picapes”, adiciona. 

Para as famílias grandes, os escolhidos são os SUVs, como dito anteriormente. Isso acontece porque, além do espaço interno ser maior, grande parte deles conta com uma terceira fileira de assentos, conta o diretor. “No dia a dia, podem facilitar a vida dos pais. Assim como as minivans, que atendem muito bem famílias numerosas.

A região também molda a preferência da população pelos modelos de carro. “A indústria automobilística está sempre evoluindo, portanto, é importante fazer uma pesquisa atualizada e considerar as necessidades específicas da sua família ao escolher um veículo”, completa Guilherme. 

Preço não é o ponto mais importante

Por mais que seja um investimento alto e de longa duração, os automóveis não são escolhidos apenas pelo preço, segundo Spinace. “Muitos consumidores estão dispostos a fazer o investimento pensando no conforto e segurança da família, ainda que o carro usado tenha preços mais acessíveis, o valor dos automóveis é afetado por variáveis econômicas diversas, que podem impactar na escolha dos consumidores, que têm orçamentos financeiros a considerar.”

Ao optar por um carro seminovo certificado, o comprador pode levar para casa um veículo substancialmente mais equipado pelo mesmo preço que pagaria em um carro de entrada 0 km, com poucos itens de série – o que acaba encarecendo caso o consumidor deseje adicionar mais itens.  “O seminovo pode oferecer mais opcionais ou estar mais aderente à necessidade atual de cada cliente, que são limitantes em termos de custo para quem vai comprar um 0km”, finaliza Guilherme. 



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 281

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenadora de Mídia
Camila Puente

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 281

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenadora de Mídia
Camila Puente

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]