/
/
/
/
/
/
Sites como Booking e Amazon se unem para combater avaliações falsas

Sites como Booking e Amazon se unem para combater avaliações falsas

Empresas uniram forças em uma coalização global para proteger credibilidade de reviews em suas plataformas

Antes de comprar um produto ou adquirir um serviço, você leva em consideração comentários e avaliações de outros consumidores, correto? Afinal, a experiência relatada por outros usuários pode ajudar a entender melhor os prós e contras e evitar ciladas, afinal, ninguém quer ter uma experiência de compra ruim. Mas e quando essas avaliações são falsas? De acordo com um relatório da Tripadvisor, só no ano passado, foram identificadas 1,3 milhão de avaliações falsas.

Em uma tentativa de combater esses comentários fakes, sites de avaliações, como Booking, Trustpilot, Tripadvisor e sites de reservas de hotéis do Expedia Group, juntamente com Glassdoor e Amazon,  anunciaram uma coalizão global em uma tentativa de proteger o acesso a avaliações confiáveis de consumidores em todo o mundo. Juntos, os membros definirão as melhores práticas para hospedar avaliações on-line e compartilhar métodos de detecção com o objetivo de impedir avaliações falsas na fonte.

“A Amazon está combatendo agressivamente corretores de avaliações falsas para proteger nossos clientes e parceiros de vendas, mas esses fraudadores são um problema global, impactando vários setores da indústria. Por meio de maior colaboração e compartilhamento entre setores, incluindo informações sobre as táticas dos fraudadores e como eles operam, podemos encerrar de forma mais eficaz atividades de avaliações fraudulentas, impedir que outros malfeitores tentem manipular nossos sistemas e proteger mais consumidores.”, enfatiza Dharmesh Mehta, vice-presidente de Worldwide Selling Partner Services da Amazon.

O início do movimento contra fake reviews

Como resultado desta conferência, as empresas participantes uniram forças e estabeleceram a coligação formal que pretende fortalecer meios de garantir avaliações honestas, contando com a troca contínua de informações entre seus membros.

A coligação também se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com autoridades reguladoras, a fim de desenvolver práticas e políticas mais rigorosas para combater as fraudes em avaliações. Isso inclui a implementação de tecnologias avançadas de detecção de fraudes e a promoção de transparência nas plataformas de avaliação online.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

A colaboração como aliada no combate a falsas avaliações de consumidores

“Desde modelos de detecção de fraude de aprendizado de máquina até ferramentas personalizadas para nossas equipes de moderadores experientes, estamos aprimorando continuamente nossos esforços, inclusive por meio da colaboração com esta coalizão de plataformas com ideias semelhantes. Juntos, podemos explorar as melhores práticas e aprender uns com os outros, aumentando assim a conscientização em toda a indústria para o benefício de uma gama ainda maior de consumidores e empresas.”, conta Spencer Mott, diretor de segurança da Booking.com.

Os especialistas destacam que a fraude nas avaliações não é apenas um problema para as empresas, mas também para os consumidores, que se baseiam nas avaliações para tomar decisões informadas. Nesse contexto, a coligação será determinante na restauração da confiança e na criação de um ambiente online mais confiável e transparente.

“A confiança que os consumidores e parceiros depositam nas nossas plataformas e empresas é uma das principais prioridades dos membros desta coligação, que concordaram em unir-se para combater o conteúdo falso de críticas na Internet. Para manter ainda mais a credibilidade e a autenticidade das críticas em nossas plataformas, nosso objetivo é tornar cada vez mais difícil para atores fraudulentos que tentam enganar nossos clientes operarem online“, disse Becky Foley, vice-presidente de confiança e segurança do Tripadvisor.

O grupo concordou em envolver-se em diversas áreas importantes para proteger consumidores e parceiros de avaliações falsas, trabalhando para ajudar a garantir que o público não seja enganado por conteúdo fraudulento, incluindo desde o alinhamento da indústria, compartilhamento de melhores práticas e informações até o envolvimento com acadêmicos e líderes de políticas públicas para promover os benefícios para os consumidores.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]