/
/
/
/
/
5 livros para aprender sobre atendimento e satisfação do cliente

5 livros para aprender sobre atendimento e satisfação do cliente

Descubra como melhorar a satisfação dos consumidores e impulsionar o crescimento do seu negócio

Cada negócio aprendeu a atender seus clientes de maneiras diferentes. A partir de suas experiências no mercado, organizações desenvolveram estratégias para atrair consumidores, ofertar seus produtos e serviços, e criar admiradores das marcas. Essa construção se dá no longo prazo, por meio de inúmeros erros e acertos até chegar na fórmula ideal.

Esta não é uma tarefa fácil. Seja para um pequeno negócio até um grande conglomerado, atender às expectativas do consumidor é um trabalho contínuo e de constante melhoria.

Para ajudar nessa jornada, selecionamos cinco livros sobre atendimento ao cliente que demonstram, por meio de histórias, cases e reflexões, a relevância da satisfação do consumidor para o sucesso do negócio.

Boa leitura!

Customer Success: como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes

Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta (Autêntica)

O que é Customer Success na prática? Além de responder a essa pergunta, o livro ensina como criar um plano de ação eficaz para atingir os melhores resultados de satisfação do cliente. A relevância desse tema é ainda mais crítica quando o modelo de negócios e baseado em serviços, em vez de produtos.

O livro combina um percurso cronológico da evolução da satisfação do cliente no mercado com um conjunto de 10 leis essenciais para a construção de uma estratégia eficiente de customer success. Por fim, os autores destacam a ascensão do cargo de CCO – Chief Customer Officer e seu papel para os novos desafios. Os autores oferecem um guia completo para organizações e lideranças que desejam dar o próximo passo no atendimento de seus clientes.

 

O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar

Disney Institute (Benvirá)

Todo produto e serviço da Walt Disney Company é uma experiência. Das produções audiovisuais, aos parques de diversão, hoteis e brinquedos colecionáveis, tudo é uma forma da organização encantar seus convidados – como chama seus clientes. A fórmula para o sucesso não é simples, e envolve os mais variados fatores: elenco, cenário, storytelling, o entendimento do cliente, e uma série de processos.

O livro mostra uma visão única dos bastidores da magia da Disney e revela como a companhia trabalha para desenvolver o melhor, mais do que um atendimento, encantamento do mundo. O leitor percorre a história da criação da empresa por seu icônico fundador até a concepção de um dos mais reconhecidos modelos de atendimento ao cliente.

 

Leia mais: 6 sugestões de livros para potencializar negócios

5 segundos: o jeito Stone de servir o cliente

Augusto Lins com Marcela Bourroul (Portfolio Penguin)

Até 2012, havia um duopólio no mercado brasileiro de adquirentes – as maquininhas de cartão. De um lado, Mastercard, do outro, Visa. Cada marca ligada a um banco diferente e com um atendimento duvidoso. Com a criação da Stone, rompeu-se o ciclo vicioso para atender aos empreendedores e lojistas do país de uma nova forma.

5 segundos é o relato de um dos fundadores da empresa da maquininha verde sobre a construção de uma cultura focada em servir o cliente. São histórias divertidas e intensas sobre a formação das diferentes áreas da empresa e das soluções inovadoras para atender à demanda dos pequenos e médios empreendedores do país.

 

Satisfação garantida

Tony Hsieh (HarperCollins)

O ex-CEO da gigante norte-americana Zappos revela como o lema “o cliente em primeiro lugar” se tornou uma premissa. Tony Hsieh descreve suas experiências como empreendedor até a chegada na varejista online de calçados, assim como a construção das filosofias e princípios que regem o trabalho de seus profissionais até hoje.

O livro compartilha histórias e documentos internos da Zappos e revela técnicas empregadas até hoje para criar um atendimento ao cliente exemplar. Tudo isso envolve também o bem-estar da equipe. A consequência desse conjunto de ações é um lucro maior, mais felicidade no trabalho e, como diz o próprio título, satisfação garantida. É uma leitura obrigatória para lideranças e executivos que estão buscando revolucionar suas áreas de atendimento ao cliente.

 

A experiência Zappos: 5 Princípios de Administração que Transformaram uma Ideia Simples em um Negócio Milionário

Joseph A. Michelli (Bookman)

A Zappos não é referência à toa. O psicólogo e consultor organizacional Joseph A. Michelli mergulha na operação da organização e apresenta os princípios de transformaram a varejista online em uma potência bilionária em apenas 10 anos.

Em uma perspectiva diferente de Satisfação garantida, o autor detalha a cultura, os processos e a forma pela qual a empresa desenvolve suas equipes e divulga conhecimento. É um bastidor instigante para empreendedores, líderes e CEOs que se veem diante de desafios de lucratividade, retenção de clientes e motivação de equipes.

 



+ NOTÍCIAS
10 formas para melhorar a satisfação do cliente
Pesquisa de satisfação: como inovar?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]