No mundo em constante transformação do varejo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na criação de experiências excepcionais para os consumidores. O varejo de luxo também está consciente dessa realidade e está se preparando para impulsionar significativamente seus gastos em tecnologia e comunicações nos próximos três anos. É o que mostra uma nova pesquisa global conduzida pela Communications Specialist Ltd.
O estudo, realizado em colaboração com executivos de alto escalão de varejistas de luxo, revelou que essas empresas estão prevendo um aumento de 36% nos investimentos em tecnologia nos próximos três anos. Um em cada cinco executivos acredita que esses gastos aumentarão em 50% ou mais. Com o objetivo de aprimorar o atendimento ao cliente nas lojas físicas e gerenciar entregas de forma eficiente, um dos focos principais é o aumento do uso de soluções móveis, como dispositivos móveis de ponto de venda (POS). Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de um quarto dos executivos espera um aumento dramático no uso de POS móvel nos próximos três anos, enquanto a maioria deles espera um crescimento moderado.
Leia mais:
Por que a Privalia está apostando na categoria de viagens
A importância de aprimorar a experiência do cliente nas lojas é evidente, uma vez que as vendas estão migrando cada vez mais para o ambiente online. Os executivos acreditam ainda que, em três anos, 28% das vendas no mercado varejista de luxo ocorrerão online, refletindo o desejo crescente dos clientes de interagir com suas marcas favoritas virtualmente. No entanto, essa transição para o mundo digital não é isenta de desafios. A pesquisa da Communications Specialist Ltd também apontou que os custos no setor de produtos de luxo aumentaram consideravelmente no último ano, em comparação com o período pré-COVID. Nesse sentido, cerca de um terço dos entrevistados estima que esses custos estão agora 30% ou mais mais altos.
Varejo de luxo em dados
- 24% dos executivos esperam que o uso de POS móvel aumente drasticamente nos próximos três anos, enquanto 76% esperam um aumento leve;
- Os custos no setor aumentaram significativamente no último ano, em comparação com o período pré-COVID. 32% estimam que os custos no setor estão 30% ou mais mais altos;
- Os varejistas de luxo estão prevendo um aumento de 36% nos gastos com tecnologia nos próximos três anos;
- Um em cada cinco acredita que os gastos aumentarão em 50% ou mais.
“O setor varejista de luxo está crescendo fortemente em todo o mundo, mas os varejistas precisam se adaptar às mudanças nas demandas e percepções dos clientes”, aconselha Kevin Buchler, diretor de marketing da Communications Specialist Ltd. “O aumento das compras online, identificado na pesquisa, junto com a necessidade de aprimorar a experiência nas lojas, está pressionando os custos dos varejistas”.
A combinação inteligente entre tecnologia e atendimento personalizado é o segredo para se destacar em um mercado altamente competitivo. Com os investimentos crescentes em tecnologia e comunicações, os varejistas de produtos de luxo estão se preparando para proporcionar experiências excepcionais aos seus clientes, tanto online quanto nas lojas físicas, consolidando sua posição como líderes no setor.
+ NOTÍCIAS
O que esperar do marketing para o luxo em 2023
O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?