/
/
/
/
/
Adeus metaverso: IA já é quase três vezes mais buscada

Adeus metaverso: IA já é quase três vezes mais buscada

No Brasil as buscas na internet por “Inteligência Artificial” (IA), já são três vezes maiores do que o termo "metaverso". O que aconteceu com universo virtual e hype de Zuckerberg?

Hype de 2022, o universo virtual de Zuckerberg já não gera tanto interesse no Brasil. A Inteligência Artificial (IA), ao contrário, tomou a liderança e passou a ser mais buscada que o metaverso na internet.

Segundo um levantamento realizado pela Conversion, as buscas por “Inteligência Artificial” (IA) já são três vezes maiores do que o termo “metaverso” no Brasil.

A pesquisa analisou os dados entre janeiro de 2022 a março de 2023 e os resultados mostram que a IA está ganhando cada vez mais destaque no país

Ao que tudo indica, a Inteligência Artificial ganhou protagonismo pelo apelo disruptivo. Nos últimos tempos, nunca se viu tanta discussão sobre a evolução das máquinas como agora, e  IA trouxe esse caminho sem volta para a sociedade nas relações com o digital.

O conceito da Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial nada mais é do que uma área da computação que tem como objetivo desenvolver algoritmos e sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana. Esses sistemas são capazes de aprender com dados e experiências, adaptando-se às situações e gerando insights valiosos.

Sua aplicação está em diversas áreas, como saúde, finanças, marketing e logística. O exemplo mais claro é o uso de chatbots para o atendimento. Esse tipo de IA filtra as diferentes demandas, dá soluções, ou destina os clientes para áreas respectivas para ser atendido por uma pessoa especializada.

Leia mais: Bots para atendimento e paradoxo da Inteligência Artificial 

Segundo Diego Ivo, CEO da Conversion, agência que já utiliza a IA para algumas frentes de marketing digital, ela pode ser considerada tão relevante quanto à internet. “A capacidade exponencial da Inteligência Artificial para a solução de problemas e geração de soluções é o que a faz tão revolucionária quanto a internet”, diz.

“Apesar de não ser um tema novo, o conceito da IA está alcançando as pessoas há pouco tempo e, definitivamente, o ChatGPT foi a mola propulsora para o estouro das buscas nas últimas semanas”, completa.

Conheça o Mundo do CX

 Tecnologia viral

Sem dúvida, um fator que tem contribuído para o aumento do interesse pela IA é o ChatGPT. Este modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial para criar conversas e responder a perguntas dos usuários.

A tecnologia é cognitiva e capaz de aprender com as interações e melhorar suas respostas ao longo do tempo. “Basta uma busca no Google, principal indicador, para mostrar o efeito backlash no interesse pelo metaverso”, frisa Diego Ivo, da Conversion. Esse interesse e dinamismo das IAs tem gerado muita curiosidade entre as pessoas. E diante de um tecnologia tão sedutora, fica a pergunta: para onde foi o Metaverso?

Uma internet tridimensional, apenas

O metaverso, como sabemos, é um universo virtual compartilhado, em que os usuários podem interagir em tempo real, criar e consumir conteúdo, participar de eventos, visitar localidades, entre outras atividades.

É como se fosse uma “internet tridimensional. Foi atrativa por um tempo, no entanto, houve muita promessa e pouca entrega.  Para Diego Ivo, “muito pouco foi apresentado ao público”, pois o conceito do metaverso ainda tem muito a evoluir, principalmente sobre privacidade e segurança.

Essa complexidade do metaverso fez com que o interesse geral do público diminuísse. Já com a chegada do ChatGPT, a “magia”, tão panfletada pelo metaverso – porém, menos tangível do que de fato era -, foi substituída rapidamente pelo apelo surpreendente e ágil do ChatGPT com auxílio da IA.

Em outras palavras, faltou mais inteligência e menos artificialidade para o metaverso não flopar. Exite apelo? Talvez. Mas não tanto para massas como tem sido a IAs e ChatGPT. Além disso, as funcionalidades das IAs permeiam um vasto campo de aplicações em camadas que não necessariamente precisam de novas máquinas, óculos, luvas etc para serem ativadas.



+ Notícias

Dos 10 e-commerces mais acessados do país, um quarto é asiático 

O poder do áudio e da música para as marcas, segundo o Spotify 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]