/
/
/
/
/
SXSW 2023 analisa o potencial agrotech para além da agricultura

SXSW 2023 analisa o potencial agrotech para além da agricultura

Especialistas debatem os desafios e as oportunidades da agrotecnologia, durante painel do SXSW 2023, com cases de sucesso da África

Agrotech e soluções a longo prazo para a segurança alimentar mundial foram tópicos que ganharam destaque em um dos painéis do SXSW 2023.

Para falar sobre o potencial da agrotecnologia em combater a fome na África, Adesuwa Ifedi, Vice Presidente Sênior do Africa Programs – Heifer International, Jehiel Oliver, fundador e CEO da Hello Tractor Inc, e Jemimah Wanjiku, cofundadora da Digicow, debatem alguns desafios e oportunidades do setor, a partir de cases de suas empresas.

Para iniciar a conversa, os painelistas ressaltaram a importância da iniciativa no continente. A insegurança alimentar atinge o globo, mas na África, a situação é agravada. De acordo com Adesuwa, o continente importa anualmente 35 bilhões de dólares em alimentos, quase 183 bilhões de reais, ou seja, o continente não tem as ferramentas e recursos para alimentar a sua população. “E a situação só piorou com a COVID 19”, conta Ifedi.

Ao mesmo tempo, a VP Sênior da Heifer International, diz que a Africa foi a única região em que o setor de startup de tecnologia cresceu em 2022, mas somente 4% disso representa o agrotech. E é isso que esse grupo quer mudar.

Jehiel Oliver, CEO da Hello Tractor Inc, e Adesuwa Ifedi, VP do Africa Programs. (foto: CM)

Conheça o Mundo do CX

Desafios e oportunidades do setor agrotech na Africa

Foi percebendo, ao longo dos anos, uma demanda por tratores, que o fundador e CEO da Hello Tractor Inc, Jehiel Oliver, pensou em um programa de financiamento e idealizou a companhia. “A África é o continente menos mecanizado do mundo. Então precisamos garantir que isso seja resolvido. Nossa empresa oferece soluções para que o agricultor tenha acesso e informação sobre como operar tratores, além de oferecermos manutenção remota”, conta Oliver.

No entanto, o executivo alerta que isso ainda é pouco. ”Há um mínimo que conseguimos fazer, porque precisamos de mais investimentos em infraestrutura para continuar com o desenvolvimento”, diz Oliver.

Para Jemimah, cofundadora da Digicow, aplicativo que orienta veterinários para os cuidados da atividade leiteira, o grande desafio é atrair a atenção dos investidores, e, consequentemente, escalar sem os devidos investimentos. Mas com os esforços da Digicow, a painelista acredita estar mais perto de solucionar essa questão.

“Nosso programa foca nos desafios de produção de leite. E todas essas informações agora estão salvas, armazenadas e analisadas. Isso tem sido essencial para auxiliar na tomada de decisão, e todos os stakeholders envolvidos no processo estão se beneficiando disso. Nós não temos os recursos, mas nós temos os dados. Nós conseguimos dizer qual o produtor está alinhado com determinado tipo de investimento”, diz.

Investir em agrotech tem um potencial imenso em geração e captação e dados,
para fazer com que o trabalho seja mais efetivo 

A desbancarização como outro desafio

Outro ponto que merece atenção é para a questão da desbancarização da população. Na Hello Tractor Inc, esse obstáculo foi ultrapassado com criatividade. Além de oferecer condições mais acessíveis de fornecimento de crédito, a empresa ampliou o processo da jornada, garantindo o sucesso da operação.

Para isso, eles incluíram a instalação de GPS nos tratores para uma captação de dados e posterior análise. Com isso, foi possível entender, por exemplo, qual é a carga de trabalho necessária diariamente para que o lucro seja alcançado e os investidores sejam pagos.

“Entendemos que a falta de investimento no setor acontece simplesmente porque os bancos têm como foco setores mais rentáveis. Não temos como negar isso. Mas precisamos ir além. O que posso dizer agora é que há bilhões de dólares para serem vendidos em infraestrutura e maquinaria. E toda a cadeia de mantimentos está sendo aumentada a partir de pequenos investimentos que já fizemos”, conta Oliver.

“O financiamento tem que ser inventivo”, afirma Adesuwa. “Investir em agrotech tem um potencial imenso em geração e captação e dados, para fazer com que o trabalho seja mais efetivo e podemos criar oportunidades de trabalho para além do setor. É isso que estamos aprendendo. Temos uma plataforma que pode identificar os potenciais de todo o processo”.


+ Notícias

Uma ótica diferente para os idosos: SXSW 2023 repensa o modo como envelhecemos 

SXSW 2023: 10 princípios sobre design na era da Inteligência Artificial 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]