/
/
/
/
/
De olho na acessibilidade, Dove lança cadeira para PCDs e corpos diversos

De olho na acessibilidade, Dove lança cadeira para PCDs e corpos diversos

Pesquisa realizada pela marca mostra que pessoas “fora do padrão” deixam de frequentar as praias por falta de estrutura apropriada para a diversidade de corpos.

Para promover a acessibilidade e inclusão nas praias durante o verão, a Dove disponibilizou um protótipo de cadeira para PCDs e gordos se sentirem à vontade em um ambiente que, em teoria, é bastante democrático. Afinal, para aproveitar uma praia, bastaria vestir a roupa de banho e curtir a areia e o mar, sem ter que pagar ingresso, certo? No entanto, a falta de estrutura para atender corpos diversos é um dos principais motivos que fazem alguns grupos de pessoas desistirem de frequentar esse espaço público.

A cadeira para PCDs (Pessoas com Deficiência) tem rodas e pneus que permitem ao usuário se movimentar na areia com facilidade, além de apoio para braços. Já a cadeira para pessoas gordas tem estrutura mais larga e resistente se comparada com as tradicionais cadeiras de praia.

A novidade pode ser encontrada para aluguel gratuito no “Espaço Dove – Um Lugar ao Sol”, nas praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, até o dia 7 de março.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Cadeira para PCDs e gordos é resultado de pesquisa sobre acessibilidade e inclusão

A ação da Dove foi promovida a partir dos dados de uma pesquisa encomendada pela marca de cuidados pessoais e realizada pelo Instituto Ideia. Os resultados mostraram que, entre pessoas com corpos diversos, 51% de PCDs e 42% de pessoas gordas e “fora do padrão” já deixaram de frequentar o local por limitações de estrutura. E 20% das pessoas gordas não desfrutam do ambiente por não caberem nas cadeiras de praia. Ou seja, das limitações de estrutura, algumas são simples de serem resolvidas – oferecendo cadeiras mais fortes e maiores, por exemplo.

A pesquisa foi feita com 1636 pessoas de 18 a 60 anos mais, no mês de janeiro deste ano a fim de aferir a percepção brasileira sobre a praia no verão, com foco em acessibilidade e inclusão. Dentro dos mesmos critérios, 109 pessoas com deficiência e 148 pessoas gordas e consideradas fora do padrão foram entrevistadas para trazer informações específicas sobre esses corpos e como eles enfrentam os desafios de curtir o verão à beira do mar.

Em relação ao acesso ao mar, aliás, metade das pessoas com mobilidade reduzida não vão por não existir rampas de acesso à areia e à água, e 18% das pessoas obesas alegam a mesma dificuldade. Como as cadeiras de rodas tradicionais não circulam na areia e na água, é necessário adquirir equipamentos específicos para essa finalidade. Oferecer gratuitamente cadeiras apropriadas, portanto, também pode solucionar o problema.

Outra estrutura nas praias despreparada para atender a diversidade de corpos são os banheiros públicos: 48% das pessoas com deficiência e 24% das pessoas obesas afirmam que esses locais não são seguros e nem inclusivos.

Assim, além das cadeiras, o Espaço Dove oferece banheiros não-binários e mais espaçosos, rampas de acesso e fisioterapeutas especializados para auxiliar pessoas com deficiência no uso das cadeiras anfíbias (como são chamadas as cadeiras apropriadas para areia e água).

Conheça o Mundo do CX

Iniciativa tem a intenção de promover reflexão e soluções

As ações no Espaço Dove vão além de oferecer uma estrutura mais acessível para uma diversidade de pessoas. Até março, o espaço conta com uma agenda de talks e DJs e, após o período, as cadeiras serão disponibilizadas aos barraqueiros da orla do Rio de Janeiro para que o uso seja feito ao longo do ano.

“Nossa missão, como uma das mais relevantes marcas de beleza do Brasil, é questionar a sociedade sobre os padrões estabelecidos e sobre a maneira como ela enxerga ou deixa de enxergar corpos marginalizados. Quando vemos que a praia, um local que deveria ser o mais democrático e acessível para todos, na realidade, não corresponde a isso, temos um problema e precisamos priorizar a criação de espaços inclusivos”, afirma Paula Paiva, líder de Digital e Mídia de Dove.

“Ao darmos voz a essas pessoas e descobrirmos que muitas delas não frequentam a praia por uma questão de acessibilidade, é preciso provocar e pensar em soluções que garantam o direito de frequentar e pertencer. Essa é a proposta do ‘Espaço Dove: Um Lugar ao Sol’, que nasce para que diferentes perfis e necessidades possam estar na praia, na areia ou em qualquer lugar, permitindo acesso a quem não estava lá e propondo reflexão a quem já frequenta o local”, finaliza Paula.

Dove
Divulgação

Projeto é gratuito e aberto para quem quiser reproduzir as cadeiras inclusivas

O protótipo da cadeira para PCDs e pessoas gordas da Dove terá solução open source, o que significa que qualquer fabricante de cadeiras de praia poderá reproduzi-la. O projeto aberto é um incentivo para que uma estrutura cada vez melhor seja oferecida nas praias do Brasil e uma diversidade cada vez maior de corpos possam aproveitar esse espaço tão grande e rico do país.

Para utilizar o serviço, o usuário deve realizar um cadastro gratuito por meio do QR code disponibilizado nos pontos mencionados. O aluguel é gratuito, mas existe o registro de um pagamento caução serve apenas para garantir a devolução dos produtos dentro do prazo.

As inscrições para os bate-papos também são gratuitas, sujeitas à lotação e realizadas previamente no próprio local. Confira a agenda para os próximos dias:

  • Todos os dias, das 10h às 17h: aluguel gratuito de cadeiras Dove
  • Dia 26.02, às 15h:
    Talk “Julgamentos alheios: como impactam na forma como nos vemos”, com Movimento Corpo Livre e Lelê Martins;
  • Dia 05.03 às 15h:
    Talk “Gordofobia não é crime?”, com o projeto Gordas na Lei;
  • Dias 26.02 e 05.03 a partir das 16h: DJ Tamy Reis.
  • *Necessário agendamento prévio, sujeito à disponibilidade.
    Endereço: Avenida Atlântica, em frente à Rua Princesa Isabel
    Horário de funcionamento: de segunda a segunda das 10h às 17h.

+ Notícias

Com foco em programa de benefícios e entregas, Fast Shop detalha planos para 2023

Modo Stone inova no BBB e fora da casa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]