/
/
/
/
/
Automação: tendências e formas de se manter eficiente

Automação: tendências e formas de se manter eficiente

A automação já é uma realidade. No entanto, ainda é preciso compreendê-la para garantir uma efetiva utilização

A era da automação, sem dúvida, chegou. Cada vez mais vivemos em conjunto com as máquinas e é inegável perceber o quanto o uso delas facilitou a atividades cotidianas para os negócios. Acelerada pela pandemia, a automação ocupou o centro das atenções em 2020, permitindo às organizações simplificar tarefas e processos tediosos e repetitivos, bem como melhorar o trabalho geral em casa.

Essa tendência, iniciada no ano passado, segue ativa para 2021 e deve revolucionar a maneira de usar a tecnologia dentro das empresas. Hoje, temos novos desenvolvimentos em inteligência artificial e aprendizado de máquina, um investimento mais significativo em tecnologia e uma vivência, portanto, mais constante com a inovação.

O importante, agora, é estar por dentro das tendências. O que 2022 reserva para essa ferramenta de tecnologia? Essa pergunta foi analisada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), que destacou quatro tendências para o uso da automação nas empresas e indústrias. Confira:

1. O uso das máquinas no pós-covid será uma realidade

Se em 2020 a automação veio para suprir a falta de contato humano — imposta pelo isolamento social —, nos próximos anos, ela virá para facilitar os processos de atendimento, direcionando os profissionais a tarefas menos repetitivas. 2020 trouxe limitações na interação entre humanos devido a problemas de saúde imprevistos, que abalaram as bases da interação humana antes do Covid-19.

Mecanismos sem contato do consumidor e do funcionário, portanto, ganharão mais adoção em 2021. Essa tendência pode refinar a experiência geral do cliente, uma vez que o suporte ocorrerá tanto por meio da automação quanto, em último caso, por meio do contato humano.

Vale dizer que a automação também atua como um catalisador, acelerando a automação de tarefas repetitivas e rotineiras dentro e em toda a rede estendida de empresas.

2. Um grande empurrão para reduzir a complexidade

Visto que 2020 foi um ano desafiador — e 2021 tem seguido na mesma linha —, a automação vem não apenas para suprir o contato humano, mas também para reduzir as fricções e complexidades. Assim, a tendência é que isso alimente estratégias de automação e arquitetura no próximo ano. Haverá um grande impulso para alavancar a automação para remover a complexidade sempre que possível, em parte para lidar com as realidades do trabalho remoto e muitas incertezas contínuas, em parte também porque a TI está fundamentalmente mais complexa do que nunca.

Vale lembrar que, conforme o ecossistema nativo da nuvem explodiu, o mesmo ocorreu com a quantidade de opções. No fim, o ditado da ciência da computação é verdadeiro: estamos apenas movendo a complexidade.

3. Não somente mais automação, mas mais orquestração

2021 é o ano da orquestração de fluxos de trabalho automatizados entre domínios — para preencher uma das lacunas restantes de uma organização totalmente transformada digitalmente. Destaque para entender que a orquestração é a configuração, gerenciamento e coordenação automatizados de sistemas de computador, aplicativos e serviços.

4. Lições dolorosas que ficam para aprendizagem

A pandemia, querendo ou não, serviu como um grande conglomerado de processos voltados à automação, todos movimentados de uma hora para a outra, com pouco tempo para maturação e amadurecimento da capacidade das máquinas. Para alguns, isso foi um esforço positivo. Para outros, no entanto, algumas lições ficaram marcadas.

O ano da pandemia ficou marcado, tecnologicamente falando, por líderes de negócios que se voltaram para a automação como uma forma de complementar e aprimorar os esforços de transformação digital. Ou seja, os avanços os avanços que foram projetados para aplicação em anos foram reduzidos para aplicação em semanas, e vieram, sobretudo, para dar sustentabilidade aos processos mais consolidados.

Isso tem com consequência os futuros impactos para o pós-pandemia, que podem ser tanto bons quanto ruins. O CIP observou que, anteriormente, a maioria das formas de automação — como RPA, por exemplo — não melhora os processos por conta própria. Essas formas apenas os ajudam a correr mais rápido e com mais frequência. Isso não é bom se o processo subjacente for interrompido.

Assim, nos próximos anos, ficará mais evidente uma delimitação clara entre aqueles que automatizaram de forma eficaz e aqueles que não o fizeram, ditado pelo quão bem a empresa entende os processos subjacentes que está automatizando. Automatizar processos interrompidos costuma ser muito mais prejudicial do que não automatizar.


+ Notícias

A era da voz e a consolidação dos assistentes virtuais

Os caminhos para uma automação eficiente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]