/
/
/
/
/
Os segredos para avançar no desenvolvimento pessoal

Os segredos para avançar no desenvolvimento pessoal

Autoconhecimento, busca constante por aprendizado e maturidade para sair do papel de vítima são atitudes que levam a construir a vida pessoal e profissional de maneira consciente

Atualmente, muito se fala na necessidade de perseguir o desenvolvimento pessoal para ser feliz na vida pessoal e profissional. Porém, essa busca por evolução vai bem além de fazer cursos que possibilitem aprimorar habilidades e técnicas: passa pelo aprendizado diário e pela maturidade de sair do papel de vítima e assumir o protagonismo de seu destino.

Saber ouvir as pessoas, buscar aprendizado diante de situações difíceis, olhar para si mesmo como uma forma de análise, trabalhar a autoestima, celebrar conquistas e ter coragem para encarar seus medos e escrever sua história são alguns dos processos pelos quais é preciso passar para conseguir avançar no desenvolvimento pessoal.

A necessidade de assumir o papel de protagonista

Desenvolvimento pessoal é um processo de evolução em que o ser humano busca, de maneira consciente, construir sua vida da forma como deseja, assumindo o protagonismo e a responsabilidade por sua jornada de crescimento. É desta forma que a especialista em desenvolvimento humano, Susanne Andrade, sócia-diretora da Andrade & Barros Consultoria e Desenvolvimento Humano e autora do best-seller “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil” define desenvolvimento pessoal.

“É um processo consciente em que a pessoa define o que quer conquistar e como quer se desenvolver para alcançar seus objetivos. É adotar uma postura de passar pela vida construindo a sua trajetória em vez de deixar a vida passar batida. É ter consciência das suas atitudes”, afirma a especialista.

De acordo com ela, a busca pelo desenvolvimento pessoal traz contribuições significativas para a evolução enquanto ser humano e também como profissional e permite o aprimoramento de soft skills, como empatia, relacionamento interpessoal e comunicação, habilidades que impactam positivamente na vida pessoal e no resultado do trabalho.

“O autoconhecimento é a base, o pilar do desenvolvimento pessoal e não existe idade ou limite para isso. Nunca é tarde para começar, especialmente porque estamos vivendo cada vez mais. A hora é o presente e quanto mais cedo melhor”, completa a autora.

Mindset fixo é a principal barreira para o desenvolvimento pessoal

“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim. Gabriela, sempre Gabriela.” Se você se identifica com a famosa personagem da canção de Dorival Caymmi, e acredita que certas coisas não têm como mudar, que seu progresso depende muito de outras pessoas e que aquela promoção na sua carreira não vem por culpa do seu chefe, atenção: você está na contramão do desenvolvimento pessoal.

“Pessoas que têm a crença de que não é possível mudar, de que vão morrer assim, exatamente como nasceram, e que não existe possibilidade de transformação são as que têm mais dificuldade para evoluir como ser humano. Normalmente, são pessoas que ficam no papel de vítima, responsabilizando os outros e o mundo por seu problema e não fazem nada para mudar”, descreve Susanne Andrade.

10 segredos para avançar no desenvolvimento pessoal

1. Busque autoconhecimento

Autoconhecimento é a base do desenvolvimento pessoal. Por isso, buscar formas de se conhecer mais e melhor é o primeiro passo para avançar no protagonismo de sua vida pessoal e profissional.

“É possível buscar autoconhecimento por meio de processos formais, como terapia ou coach, ou por meio da autoavaliação, que é quando eu paro para observar minhas atitudes, a forma como eu me relaciono com as pessoas, minhas reações e emoções diante de algumas circunstâncias. O simples fato de fazer esse exercício de diagnóstico de emoções, padrões de pensamento e atitudes já contribui muito com o desenvolvimento pessoal”, ensina Susanne Andrade.

2. Peça feedbacks

Ter maturidade para buscar entender como as outras pessoas enxergam seus comportamentos e atitudes também é uma forma de aprendizado que permite avançar no desenvolvimento pessoal.

“Existe a forma como eu me vejo e a forma como as pessoas me veem. Por isso, ter a prática de pedir feedback para outras pessoas é tão importante. Pode ser de líderes do ambiente corporativo, de pessoas da equipe ou até mesmo de gente do seu círculo de amizade. Isso ajuda a ampliar a consciência sobre a forma como você se comporta e crescer a partir daí”, orienta a especialista em desenvolvimento humano.

3. Identifique o teu propósito

Entender qual é o seu propósito é outra estratégia para avançar no desenvolvimento pessoal e evoluir.

“Para isso, sugiro algumas ferramentas, como as Âncoras de Carreira de Edgard Schein – que permitem entender as reais motivações de cada profissional -; o livro ‘Qual é a tua Obra’, do filósofo Mário Sérgio Cortella, que permite obter insights importantes sobre qual é o teu chamado aqui nessa vida; e, por fim, uma ferramenta bem prática que se chama O Melhor de Mim – Como Identificar o meu Propósito, que eu trago no meu terceiro livro, o best seller ‘O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil’. São ferramentas que fortalecem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal”, afirma Susanne Andrade.

4. Busque sempre o aprendizado

Extrair lições de cada situação, por mais difíceis que elas possam parecer, é uma atitude importante para quem busca conquistar o desenvolvimento pessoal.

“Toda vez que acontecer um evento negativo com você, faça uma pergunta: o que eu posso aprender com o que aconteceu? Como eu posso evoluir? Por mais difícil que seja. Pode ser a perda de alguém, uma demissão… Procure entender qual é o aprendizado que você pode tirar dessa situação e como pode evoluir. Traga a responsabilidade para você em vez de culpar o outro e de se colocar no papel de vítima. Isso ajuda muito na evolução”, recomenda a autora.

5. Faça perguntas poderosas

Se você costuma se sentir perdido diante de algumas situações, sem saber como agir, fazer perguntas poderosas contribui para o desenvolvimento pessoal e pode ajudar a ter um direcionamento, aponta Susanne Andrade:

“Perguntas do tipo o que, como e quando permitem fazer escolhas de maneira consciente pois têm foco na solução e levam a evoluir, fazendo com que a pessoa saia do papel de vítima e assuma o papel de protagonista.”

6. Fortaleça a autoestima

A autoestima tem relação direta com a autoconfiança e, por conta disso, é fundamental no processo de evolução, aprendizagem e autoconhecimento. Em contrapartida, a comparação pode ser nomeada como a principal inimiga do desenvolvimento pessoal.

“A comparação não leva a lugar algum e ainda detona a autoestima. Por isso, quando você tem consciência de que está se comparando com outra pessoa, deve substituir essa atitude por uma modelagem. Por exemplo: uma pessoa que está se comparando com um líder que consegue engajar seus colaboradores deve se aproximar deste líder e, em vez de se comparar, procurar entender quais são as ações que ele implementa, convidá-lo para ser seu mentor e pedir ajuda para se desenvolver, por exemplo”, pontua.

7. Reconheça e celebre suas conquistas

Reconhecer e celebrar as conquistas também é um passo importante para o desenvolvimento pessoal.

“Pode ser uma promoção, o nascimento de um filho, uma conquista material. Isso alimenta o cérebro, trazendo felicidade e motivando a conquistar mais e mais. É um sentimento positivo que leva a evoluir e a buscar ainda mais sucesso”, explica a autora.

8. Pratique o exercício da gratidão

Assim como o reconhecimento e a celebração de conquistas, a gratidão funciona como combustível para o cérebro, alimentando-o com felicidade.

“Todos os dias, no início ou no final do dia, registre três coisas pelas quais você é grato. Podem ser coisas simples, como tomar um sorvete, ganhar um beijo do filho ou conquistas maiores. Isso também ajuda a evitar doenças da alma, como estresse e ansiedade, por exemplo”, instrui Susanne Andrade.

9. Estabeleça metas

Para a autora, estabelecer metas contribui para o desenvolvimento pessoal porque motiva a se esforçar para atingir seus objetivos. “As metas devem ter prazo e devem ser revistas a cada período de tempo. Isso te leva a desenvolver habilidades no decorrer deste caminho e você assume o papel de dono do seu destino, capitão da sua alma”, destaca.

10. Sua vida está em suas mãos

Assumir o protagonismo e a responsabilidade por realizar coisas é fundamental para quem busca o desenvolvimento pessoal.

“Steven Covey – autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – chegou à conclusão de que 10% do que acontece na sua vida diz respeito ao contexto e 90% está em tuas mãos. Portanto, 90% tem relação com a forma como você lida com as situações e se posiciona acerca delas. Assumir o protagonismo e a responsabilidade por fazer acontecer certamente ajuda no desenvolvimento pessoal”, finaliza Andrade.


+ Notícias 

Fadiga de zoom: acabe com o cansaço mental causado pelas videochamadas 

Country manager da Visa conta o que aprendeu sobre mentalidade vencedora 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]