/
/
/
/
/
Por que o Big Data é tão importante para os negócios?

Por que o Big Data é tão importante para os negócios?

Especialista em Big Data destaca a importância da ferramenta para a tomada de decisão

A aceleração da tecnologia provocada pela pandemia tem mostrado resultados interessantes. E nessa constante digitalização, não há segredos: quem faz o uso e a análise dos dados tem em mãos uma mina de ouro digital capaz de mudar o rumo do mercado. É o caso de empresas que trabalham com Big Data Analytics e Business Intelligence.

Um estudo realizado pela Neoway, empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial, mostra que, para além de um domínio maior do mercado, quem não usou os dados ao seu favor pereceu na pandemia. Foram mais de 1.500.000 negócios brasileiros fechados desde o início da crise sanitária. E entre os setores mais assolados pelo vírus está o varejo físico, que teve que vender mesmo de portas fechadas.

A saída foi a venda online e o investimento em tecnologias digitais. E o Big Data cumpriu seu papel nessa etapa. “A melhor estratégia gira sempre em torno da descoberta de quem é o nosso cliente, quais suas reais necessidades, gostos e preferências. E isso só é possível por meio de análise de dados. Assim, eu consigo ativar uma régua de relacionamento personalizada e direcionar o melhor produto/serviço para ele”, afirma Robson Segoa, Diretor de Serviços da Neoway.

Ainda que o e-commerce tenha sido a salvação do comércio — e por isso apresentou um crescimento tão expressivo em 2020 e se mantém em aumento —, uma pequena parte das empresas de fato comercializa seus produtos pela internet. Ao todo, segundo a Neoway, 1,2% do total de empresas ativas no país o faz, seja por meio do próprio site ou por plataformas de marketplace. Essa perspectiva, no entanto, tende a mudar.

Mudanças de comportamento e Big Data

Para o varejo, o uso de ferramentas de análise de dados tem sido particularmente importante para entender quem é o cliente e o que ele deseja. Essa estratégia fez-se fundamental tanto para quem comercializa os produtos quanto para os negócios como um todo.

Para Fernando Covac, especialista em Big Data e Head de Data Sciense e B.I. da Expertise Educação, a principal importância dessa tecnologia é auxiliar os tomadores de decisão. “Hoje, temos uma infinidade de dados, desde dados estruturados, de IBGE, censos, pesquisas, até dados não estruturados, que vem de redes sociais, buscas no Google, menções… Você tem uma variedade enorme de dados, de fontes diferentes. Aliadas a ferramentas poderosíssimas hoje que já estão consolidadas no mercado, você faz uma análise muito rápida e não precisa esperar para entender bilhões de dados e tomar uma decisão”, explica.

O uso da análise de Big Data tem crescimento cada vez mais, algo que foi impulsionado em 2020. Afinal, com mudanças bruscas e repentinas de comportamento, é por meio dos dados que os varejistas e prestadores de serviço têm acesso às reais demandas do consumidor. “Logicamente, a tecnologia já vinha crescendo, mas a pandemia acelerou muito esse processo. Isso aconteceu desde empresas que precisam de dados para segmentar o público nas redes sociais e precisaram se digitalizar até as empresas gigantescas que usaram essa ferramenta para prever demanda e mercado, adaptar oferta de produtos a partir de um movimento de comportamento muito grande com as pessoas mais dentro de casa”, comenta Fernando. “O Big Data foi importante para todo mundo, porque todos estão atentos às mudanças e o Big Data resolve isso com dados”, completa.

Uma tomada de decisão mais assertiva

Na hora de fazer uma escolha e firmar a decisão, o Big Data bilha. Isso porque a análise de dados estruturados e não estruturados para qualquer varejo ou prestação de serviço garante que o cliente seja melhor reconhecido quanto às preferências e comportamentos.

E a grande tática está justamente em algo mais palpável. “A diferença de quem faz o uso da análise de Big Data é que ela consegue tomar decisões baseadas em dados, não na intuição do gestor. Por serem assim, são decisões mais velozes, mais assertivas. É uma possibilidade de tomar decisões complexas”, argumenta Fernando.

Ele explica que, para além da decisão, o Big Data também traz um auxílio ao varejo em uma velocidade compatível. “O varejo cada vez mais vai ter que se adaptar a um mercado de consumidor que demanda produtos de uma forma mais veloz. Analisando dados de pessoas, mercados e segmentos, é possível criar e oferecer produtos a fim de aumentar as vendas e também controlar o estoque”, completa.


+ Notícias

Privacidade e ganha-ganha são principais estratégias do Big Data

Big Data: como os dados estão sendo trabalhados na pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]