/
/
/
/
/
Como a pandemia impulsionou a logística 4.0 e o que esperar para os próximos anos

Como a pandemia impulsionou a logística 4.0 e o que esperar para os próximos anos

Um serviço mais ágil e com uso de tecnologias é o esperado para o momento atual e também para o futuro

Trabalhar a chamada logística 4.0, baseada na tecnologia para tornar processos mais ágeis e eficientes, sem aumentar custos e evitando problemas no processo, se tornou uma obrigação para as empresas se manterem competitivas nos dias atuais.

O movimento é natural, pois o consumidor, que já vinha se tornando bastante exigente nos últimos anos, depois do início da pandemia passou a valorizar ainda mais os prazos e a qualidade da entrega pelas empresas. O setor precisou se movimentar rapidamente e encontrar soluções para atender a demanda crescente.

Historicamente, a tecnologia sempre impactou os processos de trabalho dentro das empresas tanto quanto o dia a dia das pessoas. Mas, hoje, o investimento em inovação é vital para as organizações.

O que é a logística 4.0?

A logística 4.0 é a que utiliza a tecnologia nos processos de armazenamento, monitoramento, segurança, transporte, entre outros, para agilizá-los e torná-los mais eficientes, seja no seu funcionamento, seja em relação aos custos.

Entre as tecnologias que podem ser utilizadas para isso, é possível citar a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), blockchain, automação, uso de drones e muitas outras. Cada uma pode contribuir com um processo diferente dentro da logística.

Com o apoio dessas tecnologias, as empresas conseguem atender novas demandas do mercado, assim como aprimorar seu contato com o cliente final, que sai mais satisfeito.

“A logística 4.0, hoje, é um diferencial necessário. Se você vai comprar algo e a entrega é daqui dois meses, muito provavelmente você deixa de adquirir esse item. Se falar que o frete é quase o valor do produto, você também não vai querer”, explica o sócio-líder de supply chain da KPMG, Cristiano Rios.

Os consumidores estão mais exigentes e criando cada vez mais expectativas que precisam ser cumpridas pelas empresas.

Características da logística 4.0

A logística 4.0 tem como principal objetivo obter a maior agilidade com o menor custo possível através de monitoramento, segurança e uma cadeia de suprimentos bem organizada. Três pilares são fundamentais para isso:

1. Responsividade logística

“A primeira característica marcante do 4.0 é a responsividade logística. Hoje, contamos com monitoramento das entregas, gestão de tráfego e meteorologia em tempo real. Além disso, temos capacidade da revisão da roteirização e compartilhamento de carga nas operações e possibilidade de realizar entregas no mesmo dia da compra, por exemplo. Portanto, a logística precisa ser muito mais ágil”, aponta Cristiano Rios.

2. Visibilidade de ponta a ponta da supply chain

Essa característica está relacionada principalmente ao rastreamento de suprimentos e produtos. Ou seja, até mesmo o consumidor final pode acompanhar o caminho do seu produto em tempo real, por exemplo, aumentando a confiabilidade e melhorando a experiência do cliente.

“Com essa migração expressiva para as operações de e-commerce, hoje é fundamental que você tenha essa visibilidade da cadeia de suprimentos, podendo fazer o acompanhamento de todo o processo”, afirma o sócio-líder de supply chain da KPMG.

3. Cadeia de suprimentos conectada

A logística 4.0 também é capaz de contribuir com toda a cadeia de suprimentos, tornando todos os processos mais seguros e ágeis na medida que as informações podem ser passadas e verificadas a todo instante. “Aqui, estamos falando de fornecedores, parceiros, clientes, ecossistemas… Todos os envolvidos compartilhando informações em tempo real ao longo da cadeia”, diz Cristiano Rios.

Logística 4.0 na pandemia

O período de pandemia de Covid-19 mudou comportamentos, afetou economias e exigiu mais agilidade em todos os setores. Nisso, a logística 4.0 foi um divisor de águas.

Para o sócio-líder da KPMG, aquelas empresas que já utilizavam de sua característica para organizar o trabalho passaram pelo momento de maneira um pouco mais tranquila. Isso mostrou a força que as tecnologias têm para tornar o trabalho mais eficiente em qualquer negócio.

“A segunda onda realmente veio com um desafio muito grande para as empresas, e o consumidor tende, na minha visão, a intensificar o uso do canal online, que, por sua vez, exige uma logística 4.0”, afirma, completando que acredita que esse comportamento irá continuar, mesmo em um momento pós-pandemia.

Essa expectativa coloca a logística 4.0 como vital para todas as organizações. “A logística 4.0 passa a ser fundamental para garantir a sustentabilidade dos negócios. Aquelas empresas que não conseguirem se adaptar a isso acabam perdendo espaço no mercado, mesmo tendo um bom produto”, diz o profissional.

Para as grandes empresas implementar inovações tecnológicas é, na maioria das vezes, apenas uma questão de decisão e não de dinheiro. Já para os pequenos negócios, a tecnologia pode representar um investimento pesado. A saída nesses casos é buscar parcerias, em acordos B2B, para melhorar a logística de forma terceirizada.

Omnicanalidade exige a logística 4.0

Na opinião de Cristiano Rios, a logística 4.0 é mais do que importante para os negócios, é essencial para a sustentabilidade e o crescimento das empresas. Isso porque sem a responsividade e eficiência nas operações, as organizações terão dificuldade em atender o novo consumidor, perdendo espaço de mercado.

“É o momento de avaliar o nível de maturidade frente às melhores práticas de logística. Isso envolve analisar o nível de automação dos centros de distribuição e as eficiências das operações, entre outros pontos. Isso também precisa estar alinhado com a estratégia de omnicanalidade da empresa”, indica o profissional da KPMG.

Esse formato omnichannel também chegou para ficar e, por isso, as estratégias precisam estar sempre alinhadas com a logística. Oferecer diversos canais de atendimento e compra agrada o consumidor, mas é preciso que a logística atenda essa demanda, evitando a frustração do cliente.

Por isso, ao migrar para o modelo, é preciso revisar o sistema de logística também. “Isso é muito importante, pois só assim a logística conseguirá atender a demanda e ser organizada. As empresas devem se atentar a isso. Na verdade, as que não pensam na logística 4.0 já estão até atrasadas, com altos riscos de ruptura na operação de renda”, afirma Cristiano Rios.


+ Notícias 

Como usar dados para aprimorar as estratégias de logística 

Sete destaques sobre o crescimento do e-commerce em 2020 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]