/
/
/
/
/
Maioria dos consumidores está satisfeita com a experiência de compra online

Maioria dos consumidores está satisfeita com a experiência de compra online

Veja como as empresas podem se aprimorar para manter esse sentimento de satisfação por um longo prazo

Depois da pandemia o mundo será muito mais digital. Não há dúvidas quanto a isso, já que a adaptação das empresas e, principalmente, dos consumidores durante o período de isolamento social aos canais digitais foi rápida. Um pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostra que 91% das pessoas estão satisfeitas com a experiência de compra online, sendo que 55% compram pelo menos uma vez ao mês no canal. Isso faz com que mais da metade dos entrevistados frequente menos as lojas físicas.

Uma presença online e offiline já era vital para a sobrevivência de um comércio mesmo antes da pandemia. O que ocorria era que muitas vezes o lado digital era tratado como algo secundário, com menos atenção, prioridade e investimento. Isso precisou mudar”, afirma Igor Castanho, coordenador de marketing no olist. E o fato de os consumidores estarem satisfeitos com a experiência de compra online mostra que o trabalho de priorização foi bem feito, mesmo que às pressas. Mas, para que esse sentimento seja mantido, é preciso ir além.

Disponibilidade

Henrique Angeli, diretor de business operations da Wavy, afirma que “Não basta pensar que ter um site de vendas é suficiente para se posicionar junto ao consumidor. Faz-se necessário trazer novas formas de se comunicar, como WhatsApp, RCS, Instagram e outros”. Se mostrar presente e disponível faz toda a diferença. “Quando o consumidor não encontra um produto ou serviço nos diferentes canais digitais a impressão é de que eles não existem e isso afeta a credibilidade da empresa”, acrescenta.

Mas, a disponibilidade é apenas o início de uma cadeia de operações complexa que precisa ser dominada pelo varejista para que uma boa relação com os consumidores seja mantida. É preciso se preocupar com o catálogo de produtos e seu sortimento, precificação, logística, conhecimento do consumidor e de sua jornada, entre outros aspectos. Investir cada vez mais para aprimorar esses aspectos é muito importante, afinal, hoje, pouco mais de 50% da população com acesso a internet compra online e há muito espaço para crescer.

Leia também: Como remapear as cadeias de suprimentos no pós-pandemia 

“Grandes players vão continuar investindo em soluções de comodidade como logística, catálogo e meios de pagamento. Ao mesmo tempo, players de pequeno e médio porte vão buscar sua parcela nesse mercado por meio de plataformas de tecnologia. O caminho da preparação é a digitalização do negócio, a excelência no atendimento e a busca incessante por novas fontes de liquidez”, diz Igor Castanho.

O que o consumidor deseja?

Apesar de estar se tornando cada vez mais digital, o consumidor ainda é um ser social. Exatamente por isso, as lojas físicas devem ser mantidas e pensadas em paralelo com os canais online. Os dois mundos serão complementares e o digital estará sempre presente de alguma forma na jornada. Enquanto o físico fará o papel de fortalecer o relacionamento, o digital trará comodidade. “Ambos deverão, obrigatoriamente, estar mais integrados em termos de processos, gestão e políticas comerciais”, afirma Igor.

Afinal, o que o consumidor deseja é variedade de opções – desde produtos, até canais e formas de pagamento -, facilidade, segurança, comodidade e um bom custo-benefício. E para conquistá-lo dentro de toda a concorrência a palavra-chave é experiência.

“O varejo que conseguir oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor, desde o primeiro impacto até o pós-venda terá mais êxito. Algumas das principais tendências que podem ajudar nisso são a aplicação em massa da realidade aumentada e realidade virtual e o amadurecimento da inteligência artificial aplicada em diversas frentes”, conclui Henrique.


+ Notícias 

O que esperar dos consumidores nas festas de final de ano? 

Lojas autônomas: Hiperproximidade e Inteligência Artificial no varejo 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]