/
/
/
/
/
E-commerce: presente e futuro

E-commerce: presente e futuro

Pandemia do novo coronavírus impulsionou as vendas online ao redor do mundo e trouxe novos desafios para os varejistas

As orientações de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus impulsionaram o comércio eletrônico ao redor do mundo. Sem poder sair de casa, as pessoas precisaram mudar seus hábitos de consumo, e as compras pela internet ganharam força como nunca. Nos Estados Unidos, a expectativa é que e-commerce cresça mais de 30% em 2020, atingindo um patamar que era esperado apenas para 2022.

No Brasil, a situação não é diferente. De acordo com a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, realizada pelo PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp, a expansão do e-commerce no País deve fechar o ano em 40,7%. O número de lojas online deve ser recorde, chegando a 1,3 milhão.

Grandes varejistas ganham ainda mais espaço nos EUA

O crescimento de 32,4% do e-commerce nos EUA é muito maior do que os 18% inicialmente previstos, já que os consumidores seguem optando por compras online, mesmo com a flexibilização da quarentena. As vendas do comércio eletrônico serão responsáveis por 14,4% dos gastos no varejo norte-americano este ano, com previsão de chegar a 19,2% em 2024.

De acordo com o analista da eMarketer Andrew Lipsman, apesar de o crescimento ter sido impulsionado principalmente pelas categorias essenciais, como supermercado, outras como eletrônicos e móveis para a casa também se beneficiaram com as mudanças no estilo de vida durante o isolamento social.

A expectativa é que os 10 maiores varejistas eletrônicos dos Estados Unidos aumentem em 5% sua participação de mercado, e passem a responder por 63,2% de todas as vendas online neste ano. Entre os principais destaques, estão o crescimento de mais de 100% das vendas online da Best Buy e da Target. A participação da Amazon no mercado deve chegar a 39% este ano, consolidando sua liderança. Com 5,8% de share, o Walmart substitui o eBay este ano como o segundo maior player de comércio eletrônico dos EUA.

Comerciantes se digitalizam para acompanhar consumidor brasileiro

O Brasil segue a mesma toada. A pandemia chamou a atenção para a necessidade de digitalização das empresas, e acelerou a migração de pequenos negócios para o comércio eletrônico. Segundo o estudo do PayPal, em 2019, o percentual de e-commerces de pequeno porte, com faturamento de até R$ 250 mil por ano, era de 26,93%. Hoje, esses negócios representam quase metade das lojas online: 48,06%.

Os meios de pagamento digitais estão sendo muito mais adotados. Foto: Pexels.

O diretor de varejo e distribuição da TOTVS, Elói Assis, diz que, antes da pandemia, a participação das vendas online no varejo global era de cerca de 10%, e que a adoção do e-commerce pelos consumidores vinha crescendo gradualmente nos últimos anos. A pandemia, no entanto, mudou essa realidade. “O ano de 2020 foi marcado por uma aceleração na adoção dos meios de varejo digital. Alguns materiais indicam uma aceleração de quatro a seis anos, em relação ao que seria se estivéssemos nessa curva gradual e normal.”

Segundo ele, nos últimos meses, a empresa sentiu o aumento na demanda por soluções para o varejo digital. “A gente está tendo uma adoção de meios de pagamento digitais e de novas modalidades de comércio eletrônico, porque o consumidor agora está com uma cabeça diferente. Esse novo patamar de adoção do digital, mesmo no pós-pandemia, ele vai ser o novo baseline. Mesmo depois que as lojas físicas voltarem ao funcionamento pleno, as pessoas vão concluir que preferem comprar alguns produtos online”, diz.

Para 2021, Assis aposta em duas grandes tendências no varejo. A primeira é a consolidação dos meios de pagamento digitais, que devem ganhar ainda mais força com a chegada do PIX, ferramenta que vai reduzir riscos para os varejistas. A segunda tendência para o ano que vem, segundo ele, é a policanalidade no varejo. “A gente já fala de omnicanalidade há cerca de cinco ou seis anos, mas ela se resume, em grande parte, a dois canais: o online e o offline. Quando falamos em policanalidade, pensamos além da bicanalidade, em mais canais. O online se expande para redes sociais também, e em algum momento, os varejistas vão precisar lidar com essa complexidade toda”.

De acordo com o estudo do Paypal, muitos varejistas já estão de olho nessa tendência: sete em cada 10 lojas online são adeptas das redes sociais, sendo o Facebook a mais popular entre elas (presente em 54,18% dos comércios eletrônicos do país).


+ Notícias 

Brasileiros adotam hábitos conscientes e priorizam a economia local

Saiba o que é varejo líquido e a força que ele tem

Saiba como a Stone se adaptou às mudanças no ano de 2020

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]