/
/
/
/
/
Como atrair os consumidores para o seu negócio?

Como atrair os consumidores para o seu negócio?

No BR Week, workshop apresentou exemplos de varejistas que conquistaram a atenção dos consumidores ao adaptarem seus modelos de negócio

Consumidores conectados mudam tudo. Além de entrar na loja com o concorrente na palma das mãos, em forma de uma rápida pesquisa online via smartphone, eles se tornaram mais bem informados e, portanto, mais exigentes. Como se não fosse suficiente, encontram ao seu dispor uma infinidade de opções de produtos e serviços. E mudam constantemente, de modo que surgem novas necessidades a serem atendidas com uma velocidade impressionante.

Assim, como atrair estes consumidores para um negócio específico? Por que eles escolhem uma empresa e não outra? “Eu preciso responder às histórias do meu cliente e elas mudam dia após dia. Meu concorrente também muda. Como ser ágil o suficiente para acompanhar? A inspiração para a resolução disso veio do ambiente de desenvolvimento de software”, afirma Henrique Campos Junior, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O especialista falou sobre o assunto no Workshop “Varejo Ágil”, realizado esta manhã (28), no primeiro dia desta sexta edição do Brazilian Retail Week – BR Week. Segundo ele, o ambiente de desenvolvimento de software tem natureza intrinsecamente mutável, modelos de trabalho com fases curtas e intensas, frequentemente reavaliadas e adaptadas. Em resumo, são criadas diversas versões e o software está sempre funcionando em beta.

Depois de explicar como os Millennials, nascidos depois de 1982 nos EUA – e lá pelos anos 1990 no Brasil – mudaram a realidade do varejo, Junior apresentou cases que podem atender às necessidades desse público. “A naturalidade com que eles transitam pelo ambiente digital é enorme, já que eles nasceram neste ambiente. Por isso, não têm paciência para certas coisas, como tempo de desenvolvimento, tempo para entregar o que eles precisam”, justifica o professor.

Ele aponta que, por mais que, no Brasil, a questão da conectividade não permeie toda a gama de consumidores brasileiros, ela guia os tomadores de decisão, os influenciadores. “E é para esses consumidores que temos que pensar em fazer nossas ofertas”, afirma. E conclui que a tecnologia já está resolvida dentro da operação varejista. “É uma questão de escolha de fornecedor e integração desses sistemas diversos. O importante é encontrar uma maneira de atender à agilidade que o cliente quer atualmente”, completa.

Assim, o planejamento de longo prazo pode ser arriscado. “O desenvolvimento ágil começa com uma história: qual é o anseio atual do usuário? Me dedico a desenvolver esse anseio. Depois, vou para as outras necessidades. E o que hoje é um problema, amanhã pode não ser. Porque a vida dele vai mudar e a minha oferta para ele também tem que mudar, eu vou estar sempre em um estágio de beta”, conclui.

As empresas funcionariam, portanto, como aplicativos, que estão sempre em constante desenvolvimento. No entanto, é preciso definir um objetivo, para não ficar tentando atender a todo mundo. É importante determinar um caminho – e melhorar sempre, nesta direção. É importante lembrar que o consumidor aceita “a atualização”, mas desde que faça parte do processo. “Ele precisa estar dentro da história, se ver envolvido nisso. Há um interesse egoísta desse consumidor, em resolver um problema dele, mas que faz com que você consiga desenvolver o seu produto ou serviço. É o caso do waze: os dados do usuário que fazem o app funcionar. É um ciclo”, explica Henrique Campos Junior. “Ao informar ao consumidor que o modo de trabalho está em constante melhoria, sua chance de traze-lo para dentro do processo, para co-criar, é maior”, conclui.

Se você quiser ver exemplos de varejistas que foram ágeis e saber mais sobre o assunto, assista ao workshop com o professor e pesquisador Henrique Campos Junior, no dia 29/06, a partir das 16h30, na sala 4.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]