/
/
/
/
/
3 startups inovadoras que vão mudar o varejo

3 startups inovadoras que vão mudar o varejo

O BR Week, maior congresso de varejo do País, reuniu startups que mudam a lógica de seus segmentos. Veja o que o varejo tem a ganhar com elas

Imagine uma empresa que nasceu para…quebrar o seu negócio. Se não for isso, é bem provável que ela cause algumas dores de cabeça fortes. É isso o que muitas startups têm feitos em determinados setores. Os bancos têm sofrido com as fintechs, o segmento de serviços têm enfrentado concorrência de vários apps e o varejo também tem sua cota nesse “sofrimento produtivo”. Neste caso, porém, o setor pode olhar para essas empresas inovadoras e trazê-las para dentro de seus negócios e, com elas, crescer.

Essa foi a proposta do painel “Ideias disruptivas: rompendo barreiras e criando valor a partir de negócios estabelecidos”, que ocorreu na manhã do primeiro dia do BR Week 2016, o maior congresso de varejo do País, que acontece em São Paulo.

“O disruptivo inverte a lógica e é difícil a gente ver isso nascer de empresas consolidadas”, afirmou Clemente Nóbrega, diretor-presidente da Innovatrix e um dos maiores especialistas em inovação do País. “Grandes ideias, muitas vezes, não conseguem prosperar em ambientes estabelecidos. Fazer o estabelecido aceitar o disruptivo é difícil. E a disrupção nasce fora desses ambientes”, completa.

Nóbrega mediou o painel no qual estiveram presentes três startups que podem ajudar o varejo a crescer. Mas para isso, é preciso que o setor vire a chave e olhe para a inovação de forma diferente. Uma delas é a PiggyPeg, startup que remunera os consumidores que entram e consomem nos pontos de venda. “Nosso negócio é como se fosse o Google Adwards do varejo tradicional”, afirma João Luís Olivério, COO da empresa.

Ele conta que criar uma empresa inovadora que oferece um serviço para o varejo é lidar com várias barreiras, muitas das quais não são tangíveis. “O grande desafio é que o varejista tradicional ainda é um pouco restrito a algumas tecnologias e às vezes ele escolhe algo tradicional, sem ser ousado”, afirma. Para ele, são dois grandes desafios nessa conta: convencer os varejistas a fazer o investimento e convencer o consumidor a usar.

Apesar disso, quem faz a diferença no final das contas é a experiência que o varejo entrega. “A loja é que faz a diferença, a gente apenas ajuda o consumidor a entrar lá. A questão do contato humano é mais do que fundamental para nós e a gente quase implora para o varejista para que ele possa realmente atender o cliente como se ele fosse um cliente qualquer. Nosso grande desafio é justamente conseguir trabalhar melhor essa experiência”.

A Fleety, startup de compartilhamento de carros entre pessoas, teve como principal desafio botar de pé o negócio. “O ponto que tivemos de fazer foi viabilizar o negócio, ainda porque é a primeira empresa em operação nesse modelo e tivemos de romper muitas barreiras que consumiram muito a nossa energia”, afirmou André Marim, CEO da startup. “Estamos crescendo, mas não podemos deixar que os números por si só sejam métricas da vaidade. Preciso perguntar o que estamos entregando de experiência, se o que estou propondo de solução está adequado ao que o cliente espera de valor”, afirma.

A maxiPago!, startup de pagamentos inteligentes, é outra startup que está movimentando o seu próprio mercado. Mas nem tudo é simples. “Nosso desafio foi colocar o básico, preencher as funcionalidades e simplificar tudo isso. Dentro dessa cadeia de valor, podemos inovar e criar uma funcionalidade incrível, mas tem de ter massa critica”, diz Svante Westerberg, co-fundador da maxiPago! “Nosso desafio é gastar menos por transação, ou seja, eficiência. Mas temos oportunidades incríveis também, porque dentro do nosso ponto de vista, a gente está vendo um mundo cada dia mais multicanal e isso está dentro do escopo. Dentro do nosso mercado tem muita coisa para fazer ainda. Estamos com ouvidos abertos. Sem dor não tem mudança”, diz.

Segundo Nóbrega, é assim mesmo que inovação acontece. “Quando falamos em inovação, é impossível não falarmos nas barreiras para essas inovações acontecerem. Nos anos 30 apareceu o autosserviço e a maior parte do varejo estabelecido achava que era uma loucura. A ideia do autosserviço foi extremamente disruptiva, mas hoje é uma das tendências”, exemplifica.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]