A crise econômica, somada à turbulência política, vem mantendo os consumidores apreensivos e, mês a mês, vem afetando o índice de confiança dos paulistanos. E esse pessimismo tende a resultar em vendas mais fracas neste final de ano.
Leia também:
Pedidos de falência crescem 34% em novembro
Em novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 26,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado, passando de 116 para 85,6 pontos . Os dados são da pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Ainda no comparativo com novembro de 2014, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) apontou recuo de 47,5%, enquanto o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), por sua vez, sofreu diminuiu 14,5% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
Leia também:
196 mil famílias se tornam inadimplentes em SP
Para a entidade, o cenário permanece desfavorável ao consumo. Os juros elevados, a falta de crédito no mercado e os preços altos limitam o poder de compra dos consumidores – especialmente entre os de baixa renda. Em nota a FecomercioSP declarou que a expectativa é que o quadro se agrave ainda mais em razão do forte aumento do desemprego observado nos últimos meses.
Leia também:
Inflação acumulada chega a 10,39% em novembro