/
/
/
/
/
Riachuelo da Paulista é minuciosa e estratégica

Riachuelo da Paulista é minuciosa e estratégica

Marca avança com propósito de democratização da moda ao abrir flagship na rua mais famosa do País. Confira ao final da matéria galeria de fotos

A Riachuelo inaugurou na última semana mais uma unidade em São Paulo, na esquina da avenida Paulista com a rua Haddock Lobo. A nova loja foi instalada em um prédio de seis andares com 4,5 mil metros quadrados. A rede tem 224 lojas próprias espalhadas pelo Brasil, com expectativa de chegar a 330 endereços em 2016.

O Portal NOVAREJO foi conhecer. São seis andares pensados nos mínimos detalhes. Uma loja iluminada. Lâmpadas fluorescentes de intensa potência garantem que tudo esteja muito à mostra. As cores branco e preto predominam, buscando a elegância e refinamento. No mundo da moda, desde Coco Chanel, essas cores são coringa. E tendência. Como contraponto, o chão é industrial, tem piso simples. O primeiro andar é um galpão aberto, a loja é toda de vidro. Mais que isso, até o maquinário das escadas rolantes está à mostra. Tudo é claro, mensagem subliminar de qual característica a loja quer alçar aos olhos do público: transparência.

No dia seguinte à inauguração, frequentavam pessoas de todas as classes sociais, animadas com as sacolas coloridas ecológicas distribuídas pelas funcionárias. Gente de todo tipo, assim como sonhou o presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, uma loja sem castas sociais. A música é pano de fundo, suficientemente pop para não ser notadamas é animada, propícia para comprar coisas legais na loja nova. Quem passeia pelo prédio, explora um mundo novo a cada andar, percorre os 4.500 metros quadrados especialmente decorados para cada ambiente, um de cada cor.

Várias ondas plásticas projetam movimento suspensos no teto, muitos brancos e apenas um preto. Detalhes da modernidade à mostra, assim como na abreviação do nome da marca em caixa alta na fachada: RCHLO. Minimalismo proposital, só na estrutura. Ao lado das roupas, não faltam indicações de setores, seções e preços, o que facilita a compra, porque já antecipa informações em forma não verbal. O térreo está tomado pelas mulheres. É delas e elas aproveitam. Em horário de almoço, não se sabe se por conta da novidade ou não, fica cheia o tempo todo.

Estratégia lógica deixar o térreo e mezanino para as mulheres, atendendo desde looks para um casamento, sapatos fashion e básicos, roupas para trabalhar, para ir a um restaurante, para uma balada, dormir, seduzir, mix completo de produtos. No setor de lingeries, o ambiente intimista imita um quarto, com gavetas de cômoda espalhadas. Em cima dos armários que seguram as camisolas, calcinhas e sutiãs, fotos de peças de roupas íntimas jogadas no colchão, plumas e prédios de Nova York, suscitando glamour. A cidade dá nome à coleção Outono Inverno da rede de fast fashion.

O Segundo andar é masculino, com bonés de aba reta, ternos bem cortados, cachecóis, jaquetas esportivas e calçados de várias coleções: Star Wars, Sex Pistols, Beatles. Assim como na seção feminina, nada falta. A intenção da varejista é ser seu destino em qualquer situação. A sutileza domina o planejamento, mas pode ser percebida com um olhar mais acurado. As escadas para subir são rolantes e fáceis de achar. Já para descer, fica mais difícil. O cliente tem que procurar os fundos, onde há um elevador (com fila) e escadas normais. Em cada andar, há caixas para pagar a conta.
 
O terceiro andar abriga os acessórios infantis e o quarto, um setor novo para a marca: moda casa. Há almofadas, edredons e demais itens ?homewear?, além do atendimento ao cliente e prestação de serviços ? como os seguros para acidentes pessoais, residencial e até plano odontológico. A Riachuelo domina a cadeia vertical e produz 185 mil peças por dia e as coloca todas nas 224 lojas. Por controlar todo o processo, a empresa consegue oferecer produtos a preços populares. A agilidade na produção e distribuição possibilita mudanças constantes na coleção. Tem roupa nova na loja toda semana.

A seção das crianças tem manequins brincando, deitadas, sempre em movimento. Letras coloridas podem ser vistas de longe, dando um conveniente ar infantil ao ambiente. No entanto, a loja não tem fraldário. A rampa para cadeirantes fica longe da entrada principal, na Haddock Lobo, mas a assessoria da loja informou que um novo acesso elétrico está sendo instalado na avenida Paulista. Há um banheiro masculino e um feminino no térreo.

Confira galeria de imagens:

{gallery}riachuelo{/gallery}

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]