/
/
/
/
/
Um só varejo

Um só varejo

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Inteligência de Negócios do Grupo Padrão Na última semana um contingente expressivo das maiores lideranças do mercado varejista brasileiro esteve presente ao Brazilian Retail Week 2014. Sob o tema ?Varejo em transformação, competitividade em foco?, estes executivos puderam debater, assistir, compartilhar e absorver conhecimento e informações relevantes para nortear seus negócios em um cenário desafiador.

Nos próximos meses, o Brasil terá eleições gerais e, qualquer que seja o resultado, os negócios de varejo deverão se preparar para enfrentar e superar as dificuldades geradas por uma série de fatores, tais como: uma economia possivelmente claudicante, consumidores mais e mais exigentes, conectados e à procura de melhores preços, necessidade de investimentos mais intensos em tecnologia, os gargalos gerados pelo Custo Brasil e a busca intensa por operações mais eficientes e competitivas.

O tema competitividade está na ordem do dia. Ele converge ao mesmo tempo em que outros fatores de pressão fustigam o varejista nacional: mobilidade, experiência do cliente, governança, consolidação (processos de fusões, aquisições ou incorporações), incertezas econômicas. Como conciliar o cotidiano com tantas questões a afligir e impactar as operações? Como traçar cenários diante de um contexto onde volatilidade e instabilidade são regras? Que tipo de preparo e de recursos uma liderança precisa mostrar para levar adiante um negócio em um panorama tão repleto de variáveis?

No BR Week, cada participante teve contato com inovações, práticas e conceitos diferentes. Um conjunto diversificado de informações que permitiu a cada executivo construir a sua visão e incorporar ensinamentos aplicáveis e replicáveis em sua loja, sua rede, seu negócio. Mas por trás dessa bem-vinda individualização reside uma necessidade premente, urgente para o mercado varejista como um todo: ganhar maior representatividade, poder de interlocução e reivindicação institucional. Porque a busca por competitividade depende em parte da capacidade e do mérito de cada empreendimento. Mas também depende de condições externas a cada empresa: racionalização da carga tributária, flexibilização da legislação trabalhista (sem diminuição de direitos mas com adequação a novos formatos de trabalho diante das exigências e possibilidades da economia digital). Infelizmente, a coordenação de condições externas e internas demanda uma visão mais abrangente e uma atuação mais decidida, que ultrapassa as competências e possibilidades das empresas e mesmo das associações de cada segmento do varejo nacional.

Foi com entusiasmo que vimos os diversos segmentos que compõem o varejo perceberem, durante o BR Week, que a sua força institucional conjunta, assentada sobre números que beiram os 10 milhões de empregos gerados, não pode mais ser refém de uma atuação individual. O varejo pede uma voz. E esta voz uníssona, que congregou, no BR Week, diversos líderes de entidades como a ABF, a APAS, a CNDL, a ABRASCE, ACSP e IDV, foi o ponto de partida para assegurar um varejo mais forte, competitivo e saudável.

A partir do painel ?EM BUSCA DE UMA VISÃO ÚNICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO VAREJO BRASILEIRO?, iniciativa inédita de NOVAREJO especialmente para o Brazilian Retail Week, estas lideranças perceberam a necessidade de uma atuação mais afinada, para a organização de uma pauta comum a ser defendida junto aos candidatos a presidente e governadores neste ano eleitoral. Uma nova reunião entre estes profissionais engajados na causa de defender e trabalhar para o desenvolvimento do varejo brasileiro está marcada para o dia 04/09, o que foi anunciado ao vivo durante o BR Week.

NOVAREJO sente-se gratificada por participar deste momento único para o varejo nacional. E coloca-se à disposição para ecoar a nova voz única deste setor que é o grande impulsionador da economia nacional nos últimos anos. Nós sempre enxergamos o varejo como um só. E este varejo, do alto de seus 10 milhões de trabalhadores e milhares de empreendedores, visionários e competidores, pede passagem. O mercado e a economia brasileira ficam mais sólidos a partir de um varejo mais forte.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Inteligência de Negócios do Grupo Padrão

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]