Prêmio Respeito

O ESTUDO

O estudo “Empresas Que Mais Respeitam o Consumidor” chegou, em 2016. à sua 14ª edição. Realizado sob a coordenação técnica da Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, o objetivo do estudo é identificar quais as empresas que mais respeitam o consumidor, com base na experiência efetiva dos clientes. É publicado anualmente em detalhes na edição de dezembro da Consumidor Moderno, e apresentado oficialmente em um evento de reconhecimento no mesmo mês.

O estudo, que é pioneiro e exclusivo no mercado brasileiro, identifica os principais atributos que determinam como uma organização pode ser definida como uma empresa que respeita o consumidor. A avaliação aponta os níveis de respeito segundo a opinião direta do próprio cliente e premia as instituições mais citadas. Por isso, esse reconhecimento representa a máxima condecoração das empresas comprometidas com esse atributo.

Nesta edição, os atributos mais importantes que uma empresa apresentou para ser considerada a que mais respeita o consumidor em seu segmento foram:

  • Funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o cliente em qualquer canal de contato;
  • Produtos de boa qualidade;
  • Agilidade no atendimento em qualquer canal de contato;
  • Preços atrativos.

METODOLOGIA

O estudo conta uma abordagem quantitativa, baseada na aplicação de um questionário on-line. A coleta foi realizada no período de 22 de agosto a 14 de setembro de 2016. Foram entrevistados 1.490 indivíduos em 8 regiões distintas: São Paulo Capital, São Paulo Interior, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.

Foram entrevistados homens e mulheres com acesso à internet, de classes A, B, C e D (Critério Brasil), maiores de 18 anos.

Cada indivíduo respondeu até seis segmentos dos quais é usuário, tem experiência e teve contato efetivo. Desta forma, mensuramos a real experiência do cliente, e não apenas a percepção ou imagem de respeito por cada empresa.

Após a identificação das empresas, o entrevistado respondia à seguinte pergunta: O quanto você considera que esta empresa respeita o consumidor? A média do Respeito é calculada a partir das notas dadas para cada empresa.

Cada entrevistado respondeu também às seguintes questões sobre os segmentos com os quais é usuário efetivo:

  • O que uma empresa ou fabricante de produtos ou serviços tem que fazer ou ter para ser respeitada pelo consumidor?
  • No geral (pensando em todos os segmentos) sob o ponto de vista do entrevistado, qual a empresa que mais respeita o consumidor?



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