Prêmio Conarec

O ESTUDO

O que é uma empresa notável?

A Consumidor Moderno publicou em 2016 diversos estudos voltados ao entendimento das múltiplas facetas das empresas brasileiras sob diferentes dimensões e aspectos. Em função da paralisia política e econômica que dominou o País até setembro, as empresas tinham de tomar decisões em meio a um cenário volátil, tendo que se preocupar também como manter seu consumidor junto a si em um contexto de queda do poder de compra e aumento ininterrupto do desemprego. Algumas companhias mostraram, contudo, como é possível atingir a excelência na condução de seus negócios ao primarem pela sua imagem junto ao mercado, pela excelência na prestação de serviços e, também, pela proteção de seu valor.

Assim, o início do ano é marcado pelo estudo que analisa de forma sistêmica o desempenho das empresas em 2016. O estudo Empresas Notáveis, desenvolvido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), chega à 4º edição exatamente com este propósito: mostrar o que é uma performance consistente e equilibrada, e como isso pode alçar uma empresa à excelência.

Para a execução do estudo, são utilizados estudos e pesquisas realizados em parceria e sob a coordenação técnica dos principais núcleos de pesquisa e consultorias do País (SAX Customer Experience Metrics, Officina Sophia, DOM Strategy Partners e Shopper Experience). São coletados, com base nesses estudos, dados primários e secundários que possibilitam a elaboração de panoramas sistêmicos sobre a atuação e percepção das empresas em direcionadores e dimensões, dentre os principais segmentos da economia brasileira.

Para que as empresas dos 19 setores contemplados no estudo sejam analisadas de forma mais consistente, a fim de avaliá-las por diferentes óticas, foi priorizada a criação de três dimensões: Branding, Investimentos e Valor. Cada dimensão constitui-se por direcionadores específicos.

Em Branding, a empresa é avaliada pelo reconhecimento de sua marca e pela imagem que ela passa ao seu público, segundo os direcionadores de Amor, Reputação e Respeito.

Em Investimentos, avalia-se a concretude dos investimentos que foram feitos pelas empresas em prol de melhorias de seus produtos e serviços, com condução dos direcionadores de Serviços ao Cliente, Inovação e Consumo Consciente.

Na dimensão Valor, as empresas são avaliadas pelo desempenho financeiro e a capacidade de geração de valor, com Valor Produzido e Performance como direcionadores-base.

Para que sua empresa seja considerada Notável em seu segmento, ela precisa se destacar de maneira conjunta nas três dimensões contempladas, isto é, ter uma performance equilibrada e com qualidade em todos os aspectos do reconhecimento.

METODOLOGIA

O estudo se propõe a analisar, sob óticas pertinentes de cada negócio, o desempenho de empresas de 19 setores. Para isso, são consideradas três dimensões no reconhecimento: Branding, Investimentos e Valor. Estas, por sua vez, têm como base direcionadores que avaliam especificamente os principais aspectos de uma empresa reconhecida no mercado.

Em Branding, a proposta é avaliar o quão notória é a marca e qual a imagem passada ao seu público, segundo os direcionadores de Amor, Reputação e Respeito, que, respectivamente, são mensurados nos estudos “Marcas mais Amadas do Brasil”, “Reputation Index” e “Empresas que mais Respeitam o Consumidor”.

Investimentos é a dimensão que mensura a concretude e eficácia dos investimentos realizados no exercício a fim de aprimorar seus produtos e serviços. Seus direcionadores são Serviços ao Cliente, Inovação e Consumo Consciente, fruto dos respectivos estudos: “Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente”, “Empresas Mais Inovadoras na Prestação de Serviços ao Cliente” e “Empresas Mais Conscientes do Brasil”.

Por fim, em Valor, em que são definidos o desempenho financeiro e a geração de valor pelas empresas, os direcionadores são Valor Produzido e Performance, cujos indicadores estão presentes nos estudos “Mais Valor Produzido (MVP)” e “Performance Index”, que compõe o MVP.

ESTUDOS INSTITUTOS DE PESQUISA E CONSULTORIAS DIRECIONADORES
Marcas Mais Amadas do Brasil Officina Sophia Amor
Reputation Index DOM Strategy Partners Reputação
Empresas que Mais Respeitam o Consumidor Shopper Experience Respeito
Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente SAX Customer Experience Metrics Serviços ao Cliente
Empresas Mais Inovadoras na Prestação de Serviços ao Cliente DOM Strategy Partners Inovação
Empresas Mais Conscientes do Brasil Shopper Experience Consumo Consciente
Mais Valor Produzido (MVP) DOM Strategy Partners Valor Produzido
Performance Index DOM Strategy Partners Performance

Os direcionadores e o conjunto de dimensões montam uma estrutura capaz de comparar os players do mercado dentro de seu segmento e entre segmentos distintos. Esta metodologia, que permite análises sistêmicas do mercado brasileiro e apresentada pela primeira vez em 2015 (na 2ª edição do estudo), foi mantida nas edições de 2016 e 2017.

Em Empresas Notáveis, foram utilizados pesos diferentes a cada direcionador do estudo, seguindo tanto sua maturidade de mercado como no âmbito da metodologia. Desta forma, dimensões que contêm estudos de maior maturidade, como o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, ou que simplesmente contemplam um maior número de estudos, são as que terão maior peso no resultado final.

No estudo, foram analisadas mais de 200 empresas, contemplando 19 segmentos: Alimentos; Automóveis; Automóveis de Luxo; Bancos; Bebidas; Companhias Aéreas; Convergência Fixa; Convergência Móvel; Cosméticos e Higiene Pessoal; Eletrodomésticos; Eletrônicos; Internet; Postos de Combustíveis; Seguros, Saúde, Previdência e Capitalização; TV Digital; Varejo – E-commerce; Varejo – Eletroeletrônicos e Móveis; Varejo – Super e Hipermercados; Varejo – Vestuário e Lojas de Departamento.

O estudo não considera, individualmente, empresas pertencentes a grupos e redes. Por exemplo, em Varejo – Super e Hipermercados não serão avaliados Pão de Açúcar e Extra, mas sim Multivarejo.

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Contato

Para mais informações sobre o estudo
“Empresas Notáveis”, contate o Centro de Inteligência Padrão
– CIP – pelo telefone: (11) 3125 2280, ou no e-mail:
aline@gpadrao.com.br.

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