7 em cada 10 consumidores que pagam pelo celular usam o cartão de crédito

Dados da Wordpay podem ser importantes para a preparação das empresas para o Dia das Crianças, que deve movimentar mais de R$ 2 bilhões online

Por: - 2 semanas atrás

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais acostumados a aproveitar as vantagens do e-commerce para realizar suas compras em datas especiais, como o Dia das Crianças. Os dados mais recentes da Worldpay indicam que a conveniência é fator-chave para os brasileiros. Um levantamento feito pela empresa mostrou que 73% dos consumidores que escolhem pagar suas compras em smartphones usam o cartão de crédito.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A pesquisa também aponta que os consumidores estão procurando por mais flexibilidade no pagamento quando adquirem produtos. Isso acontece durante períodos movimentados como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Entre os meios de pagamento populares estão o boleto e o pagamento em dinheiro na entrega dos produtos. Os números sugerem que os consumidores preferem não comprometer a renda de imediato quando compram produto, além disso, o cartão e o boleto podem ajudar em um melhor planejamento do pagamento.

Crescimento do e-commerce

Varejistas em diversos setores devem se preparar para o Dia das Crianças já que a data não se concentra somente na oferta de brinquedos. Isto porque, as vendas de itens de moda e roupas cresceram 11% no ano passado, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de E-Commerce). Os dados da Worldpay indicam que os brasileiros adquirem roupas regularmente por meio de smartphones e esse segmento representa 22% das transações no comércio mobile. Comerciantes inteligentes precisam aproveitar os canais de comunicação com os consumidores, pois 62% dos brasileiros se sentiriam satisfeitos em receber informações e promoções por e-mail.

Segundo a ABComm, as lojas virtuais devem movimentar 2,1 bilhões com as vendas de presentes. A estimativa é importante porque serve como um termômetro para as vendas de fim de ano. Se a expectativa for confirmada, o crescimento será de 4% em relação ao evento no ano passado.

A associação estima que cerca de 7,8 milhões de pedidos sejam realizados entre os dias 24 de setembro e 12 de outubro. Ao finalizar as compras nos carrinhos, o ticket médio dos consumidores deve chegar a R$ 277. As categorias mais buscadas devem ser Brinquedos, Eletrônicos, Moda, Materiais Esportivos e Materiais Escolares.

Para Juan D’Antiochia, gerente-geral da Worldpay para América Latina, datas comerciais importantes, como o Dia das Crianças, têm gerado cada vez mais fluxo nos sites de compra e aplicativos, gerando oportunidades de vendas. “Durante os períodos de compra mais movimentados, os varejistas precisam melhorar a experiência em desktops e no ambiente móvel para que os consumidores evitem lojas cheias, além de criar um relacionamento mais próximo com o público-alvo. Do ponto de vista técnico, é necessário adequar o layout dos sites para a versão mobile e proporcionar uma experiência de alta qualidade ao consumidor, incluindo variedade nas opções de pagamento a fim de atender às demandas”, explica o executivo.