Cartão pré-pago: gastos com serviços mais que triplicam

Levantamento divulgado pela Acesso mostra que o segmento é líder quando os consumidores usam um cartão pré-pago para realizar o pagamento

Por: - 2 meses atrás

Com o cartão pré-pago, é possível carregar o valor desejado e usar até que o limite se esgote. A ferramenta é uma opção ao tradicional cartão de crédito. O pré-pago pode ser utilizado para pagar vários tipos de despesas. Para a maioria dos brasileiros, a melhor forma de utilizar esse tipo de cartão é pagando despesas com serviços.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Um levantamento feito pela Acesso, empresa especializada em meios de pagamento, mostrou que os gastos com serviços cresceram 273%. Durante todos os meses da análise – feita entre setembro de 2016 e julho de 2017 -, a categoria foi líder de consumo. No mesmo período, as despesas com alimentação usando como meio de pagamento o cartão pré-pago cresceram 323%.

O ranking mostrou que fazer compras em lojas de departamento utilizando o cartão pré-pago ainda não é um hábito comum dos brasileiros. O segmento aparece atrás de outras categorias como Postos de Combustível, Hotelaria e Entretenimento e Lazer.

Uber e iTunes lideram

Já que o setor de serviços domina quando o meio de pagamento são os cartões pré-pagos, as marcas líderes não poderiam ser de outro segmento. O aplicativo de transportes é o líder no ranking de compras nacionais. Já a plataforma da Apple é a primeira colocada nas compras internacionais em três modalidades: cartão web, cartão adquirido em supermercados e cartões de lojas de departamento.

Na análise de gastos com cartões adquiridos em lojas físicas (supermercados ou lojas de departamento), o Xbox lidera o mercado nacional. Atrás do console da Microsoft estão Vivo Controle e Mercado Livre.