BuzzFeed implementa modelo de doação para rentabilizar negócio

O botão inserido ao fim das reportagens permite que os leitores contribuam com valores que vão de US$ 5 a US$ 100 e reduz a dependência dos anunciantes

Por: - 3 semanas atrás

Ao fim das reportagens, o BuzzFeed incluiu, nesta segunda-feira, um botão de”Contribuição” que permite que os leitores façam pequenas doações e contribuam com a operação da plataforma on-line de notícias. A ideia é não depender mais somente dos anunciantes.

O projeto tem apoio da Alphabet (holding do Google), que identificou que alguns leitores do BuzzFeed estariam dispostos a pagar pelo conteúdo. O botão permite que os leitores contribuam com  valores que vão de US$ 5 a US$ 100. Depois de contribuir, eles passam a fazer parte de um grupo seleto que recebe atualizações sobre investigações em andamento e sobre a nova programação de vídeos.

Segundo a Bloomberg, o BuzzFeed não tem interesse em bloquear o acesso dos usuários depois de um determinado número de cliques, prática comum de outros sites. A ideia é simplesmente pedir contribuições, como tem feito o jornal britânico The Guardian.