Brincar no trabalho pode ser a solução, pelo menos para esta empresa

A Play in Company tem um método que faz uma brincadeira virar novas formas de solucionar problemas no ambiente corporativo

Por: - 3 meses atrás

Até pouco tempo atrás, brincar durante o trabalho era algo inimaginável. Hoje, porém, é cada vez mais comum conhecermos empresas que consideram a atividade normal. Muitas até incentivam a prática, disponibilizando todo tipo de objeto de descompressão, do Playstation à mesa de pebolim.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Mas a Play in Company foi além e se especializou em brincar. Como o nome já revela, a organização ajuda os colaboradores de outras empresas a resolverem problemas brincando. Por trás do método, estão conceitos da neurociência. Mirian Fávaro, fundadora da Play in Company, explica que quando os adultos brincam com peças de LEGO, por exemplo, existe uma ampliação da área de atuação do cérebro.

LEGO Serious Play

Da mesma forma que entender uma planta fica mais fácil com uma maquete, ilustrar projetos da empresa com brinquedos pode facilitar o surgimento de novas ideias. Este é o princípio que a Play Company usa para oferecer consultoria com o método LEGO Serious Play. A técnica foi criada pela LEGO, em parceria com o IMD (International Institute for Managment Development), da Suíça, e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos.

Mirian diz que “pensar com a mão” traz vários benefícios. “Como pensamos de uma forma não usual, esse processo desbloqueia uma serie de conhecimentos que estão arquivados”, destaca. Ela explica que a consultoria não dá as respostas para as empresas. A Play in Company apenas estimula os colaboradores a acessar o “conhecimento arquivado”.

Experiência

Funcionários de várias empresas tiveram contato com a técnica durante o Whow! Festival de Inovação. Mirian Fávaro e Rubens Machado, Sócio da Play in Company, mostraram a profissionais do setor de seguros, administração e jornalistas como o método pode incentivar a criatividade. O encontro aconteceu na sede da ADS Comunicação Corporativa, em São Paulo.

O depoimento de todos os participantes teve o mesmo tom: no começo, a vergonha os deixou com medo de errar, mas no fim da atividade todos ainda queriam continuar a dinâmica por perceberem que a forma com que responderam às propostas de Mirian dizia muito sobre cada um.

Soluções

Além do LEGO Serious Play, a empresa também oferece outras soluções. Uma delas é a facilitação gráfica. O serviço aposta no Visual Thinking, conceito que usa imagens, cores e formas para estimular o cérebro. A Play in Company também oferta serviços de coaching, que se multiplicaram no Brasil nos últimos anos.