Samsung e Motorola lideram o mercado brasileiro de smartphones

É o que aponta o mais recente levantamento da Counterpoint Research. No entanto, o estudo mostra que essas companhias terão a concorrência de peso em breve

Por: - 1 mês atrás

A Counterpoint Research, uma conhecida consultoria em mobilidade, divulgou o seu mais recente levantamento sobre o mercado de smartphones no Brasil. O estudo reafirmou a liderança de Samsung e Lenovo/Motorolo, que ocuparam, respectivamente, a primeira e segunda colocação. Os dados são do primeiro trimestre de 2018.

Segundo o levantamento, o crescimento de smartphones no Brasil cresceu 2% na comparação com os primeiros trimestres de 2017 e 2018. Na avaliação da consultoria, o crescimento está relacionado a melhora da economia brasileira. Além disso, os números do estudo mostram que as altas barreiras de entrada no Brasil para novos produto, mais uma vez, foi positivo para as empresas que já realizam negócios no País.

Counterpoint Research“Devido às altas barreiras de entrada, o mercado brasileiro de smartphones está muito consolidado. As cinco maiores marcas em atividade no País representaram quase 85% do total do mercado, segundo dados do primeiro trimestre de 2018. No entanto, esse cenário será desafiado pela Huawei, que planeja entrar novamente no mercado em parceria com a Positivo – fabricante brasileira de eletrônicos de consumo – no terceiro trimestre deste ano”, disse Parv Sharma, consultor da Couterpoint.

Preço

Outro motivo para o aumento nas vendas de celulares no Brasil é o preço. Segundo Parva, houve um aumento no número de smartphones dentro de uma faixa inferior a US$ 199. “Nós vimos um aumento nas faixas de preço mais baixas. Mais de 80% do mercado está abaixo de US $ 199, um aumento de 7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Isto foi impulsionado por um foco crescente das três principais marcas Samsung, Motorola e LG. Como resultado, seus modelos dominam a faixa de preço abaixo de US$ 199. Embora a Samsung tenha lançado a versão 2018 da série J, ela manteve a série de gerações mais antigas no mercado, já que elas ainda estavam contribuindo para a maioria das vendas da Samsung”, disse.

Participação

Os números consolidaram, mais uma vez, a liderança da Samsung no mercado brasileiro. O share da empresa coreana foi de 45,6% no primeiro trimestre deste ano contra 19,8% da concorrente Lenovo/Motorola.

A Apple possui meros 5,7% de participação de mercado e foi superada pela LG, que possui uma fatia de mercado na casa de 11,4%. A Positivo aparece com 1,9%, porém apresentou o maior crescimento entre todas as empresas: no ano passado, a companhia registrou 1,4% de share – crescimento de 33%.

Veja os demais resultados do estudo AQUI.