Estudo mostra variação de até 55% no preço de pneus

Levantamento alerta para importância de pesquisar antes de comprar. Pesquisa analisou mais de 1.000 ofertas de pneus no e-commerce

Por: - 1 mês atrás

É comum pesquisarmos o preço de produtos na internet antes de finalizar uma compra. Alguns sites servem para mostrar qual a oferta mais vantajosa para cada produto nos marketplaces. É o caso da Pnex, que, como o nome sugere, busca o melhor preço de pneus na internet.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

Recentemente, a plataforma divulgou um levantamento que mostrou a variação de preço dos produtos. Os resultados, que mostraram diferença de até 55% no mesmo pneu, ressaltam a importância de realizar uma pesquisa detalhada antes de comprar. A empresa analisou 1.400 ofertas de 150 marcas.

“Após a análise de preços das ofertas presentes na plataforma, constatamos que os varejistas especializados no comércio de pneus oferecem os melhores preços em relação aos grandes varejistas nacionais, conhecidos por ofertarem uma diversidade de produtos além do segmento automotivo”, explica Fernando Cesar, co-fundador da startup PNEX.

Variação

O estudo da startup mostrou que os pneus para carros SUV são os que mais apresentam variação. A diferença chega a 38%. Os motoristas de carros Hatch encontram variação de 23,6% ao pesquisar antes de comprar. A menor diferença está nos equipamentos para modelos de entrada – 15,4%.

Quando a pesquisa mensura a variação de preço por marcas, a diferença é maior. Nos pneus de aro 13, o valor de venda da Continental vai de R$ 136,90 a 273,90, variação de 50%. Na categoria aro 14, a campeã também é a Continental, com diferença de até 51%. Já os pneus aro 16 da Firestone são vendidos de R$ 240,99 a 518,99 – diferença de 54%. A maior variação verificada pela Pnex foi encontrada nos pneus aro 17 da Continental. As modificações marcam até 55%.

“Vivemos um momento em que a mobilidade está em debate. Enquanto nossos olhos estão focados na questão do combustível, é preciso mostrar que variações de preços ocorrem em diversos produtos do segmento automotivo, o que impacta diretamente na renda de quem vive ou consome nesse mercado”, explica Laurent Maubré, sócio-fundador da Pnex.