O impacto da IoT na defesa do consumidor

A segurança dos objetos conectados à internet é um temas mais emergentes da defesa do consumidor. Entenda o que está em jogo

Por: - 2 meses atrás

O mundo está cada vez mais conectado – e o seu smartphone é apenas um dos objetos. Já existem geladeiras, carros, TVs, entre muitas outras coisas. Mas qual o impacto no direito do consumidor nesse novo mundo digital? Confira a edição online da revista Consumidor Moderno! O debate sobre o impacto das IoT na vida das pessoas será um dos temas do Congresso da Brasilcon, evento que acontece entre os dias 21 e 23 deste mês em São Paulo.

Revolução

O painel será mediador por Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão e Publisher da revista Consumidor Moderno. Ele fará o debate com especialistas no assunto, dentre eles Vitor Hugo do Amaral Ferreira, especialista em direito do consumidor e diretor da Brasilcon. Na visão de Ferreira, a IoT está revolucionando a relação entre homem e máquina e merece um debate amplo sobre esse assunto – especialmente quando o assunto é segurança e vulnerabilidade das máquinas. “O avanço da tecnologia traz oportunidades inimagináveis, facilidades diversas, mas também desafia a ordem jurídica em sua totalidade.  Ao direito do consumidor é oportuno reconhecer a vulnerabilidade associada a este fabuloso mundo novo, no sentido de promover uma efetiva tutela. Uma nova ordem das coisas passa a exigir uma discussão inclusive da natureza jurídica dessa simbiose entre produto e serviço. Muito além dos encantos da tecnologia, sensores e conexão são capazes de coletar e transmitir dados, são capazes de vulnerar o consumidor”, disse.