Dispositivo desenvolvido pela Ford permite que deficientes visuais “sintam” a paisagem

Desenvolvida em parceria com uma startup italiana, a tecnologia é vista pela Ford como uma evolução do método Braille. Conheça

Por: - 1 mês atrás

Uma das características mais incríveis da tecnologia é o seu poder de auxiliar o ser humano de formas que talvez não fossem possíveis sem a sua existência. Essa ideia pode até parecer boba ou óbvia, mas uma nova ferramenta apresentada pela Ford dá exatamente essa sensação. Em parceria com a startup italiana Aedo, a montadora desenvolveu um dispositivo que permite que passageiros cegos “sintam” a paisagem pela janela do carro. Chamado de “Feel the View” (“Sinta a Visão”), o aparelho ainda está em fase de protótipo e usa uma tecnologia totalmente nova, conforme explica a empresa. Definida como “janela inteligente” pela empresa, a ferramenta tira fotos do cenário para transformá-las em imagens preto e branco de alto contraste.  Depois, elas reproduzidas no vidro por meio de LEDs especiais. Quando se toca na imagem, os diferentes tons de cinza vibram em uma escala de 255 intensidades, permitindo reconstruir na mente os detalhes da paisagem.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A experiência é complementada por um assistente vocal conectado ao sistema de áudio do carro, com inteligência artificial online. O intuito é que esse mecanismo ajude a situar o contexto da imagem descrevendo o que está sendo tocado.

Parceria

Criado e desenvolvido pela Ford da Itália e pela GTB Roma, o “Feel the View” teve colaboração da Aedo, uma startup italiana especializada em dispositivos para deficientes visuais. Na visão da Ford, o dispositivo é uma evolução do método Braille, expandindo o conceito para além de letras e números. “Procuramos melhorar a vida das pessoas e vimos nesse projeto uma oportunidade fantástica de ajudar quem tem deficiência visual a experimentar um dos melhores aspectos das viagens de carro.