O impacto do consumidor conectado na nova economia

O impacto do consumidor conectado na nova economia

Por: Ivan Ventura 2.892 views

A internet embarcada em um smartphone foi o ponto de partida do empoderamento do consumidor. O assunto será um dos temas do Congresso da Brasilcon, evento que acontece neste mês em São Paulo

Há um mantra atual e repetido à exaustão nas empresas ao redor do mundo:  o consumidor mudou e ele foi empoderado a partir da internet. De posse de um smartphone, o consumidor pesquisa, comenta e até reclama sobre uma determinada empresa e com um detalhe: o cliente não tem hora para se relacionar com a empresa, inclusive nos finais de semana.

Evidentemente que isso mudou a relação de consumo. Muitas empresas tentam acompanhar essa evolução do consumidor, mas ainda encontram problemas no relacionamento com o cliente. É preciso discutir esse tema. E isso vai acontecer em São Paulo.

Nos próximos dias 21 e 23, São Paulo será palco do Congresso do Instituto Brasileiro de Políticas e Direito do Consumidor (Brasilcon), uma das maiores entidades no assunto, e que terá o apoio institucional da revista Consumidor Moderno.

O tema “Empoderamento do Consumidor na Nova Economia” será um dos assuntos do evento e terá como um dos palestrantes Guilherme Ferreira da Cruz, juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo.

“Essa dinâmica (de atendimento ao cliente) ganhou outra perspectiva no mundo digital. Agora, o consumidor se apresenta organizado e ciente dos seus direitos, seja quanto às propriedades do bem da vida que deseja, seja em relação à sua importância como parceiro decisivo e indispensável do vínculo obrigacional de consumo”, disse.

Canais mais eficientes

Um dos desafios apontados pelo jurista é tornar mais eficientes os canais das empresas. “Daí por que os canais de diálogo devem ser cada vez mais eficientes (se possível 24 horas), pois o consumidor – agora um protagonista empoderado e com voz ativa pelas mídias sociais (capazes de alavancar ou de destruir uma marca) – deixou de lado aquela paciência do passado para mostrar que não se contenta com qualquer coisa”, conclui.

Participe do evento. Clique AQUI.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.