Renault investe em plataforma digital para venda do modelo Kwid

Renault investe em plataforma digital para venda do modelo Kwid

Por: Raisa Covre 9.792 views

O “K-commerce” foi formatado pela empresa com uma proposta totalmente digital. Startup AutoAvaliar é uma das parceiras do projeto. Entenda

O conceito de Transformação Digital tem dominado as discussões sobre gestão em todos os setores do mercado. Colocar em prática tal ideia demanda, muitas vezes, uma reflexão interna e movimentos diferenciados por parte das empresas. Uma aposta realizada pela Renault pode ser vista sob esse ponto de vista.

O modelo Kwid, um dos últimos lançamentos da marca, ganhou uma plataforma de venda digital exclusiva para o modelo. Denominado “K-commerce”, o ambiente permite que os consumidores interessados façam praticamente todas as etapas de compra pelo site. E isso inclui ações como aprovação do financiamento, pré-avaliação do usado, pagamento por boleto e acompanhamento do pedido (que leva em conta a localização do usuário). O site também conta com chat online para atendimento dos clientes interessados.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“O Kwid é um veículo inovador desde o seu projeto e da sua pré-venda, que superou em quatro vezes o volume de reservas esperado”, destaca Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.

Movimentação interna

A montadora chama a atenção para o fato de que a plataforma foi desenvolvida e implementada em um tempo de 44 dias. Isso porque a empresa adotou a metodologia Agile para desenvolver projetos internos. Predrucci explica que foi mobilizado um time interno (squad) com representantes de cinco diretorias: TI, Marketing, Vendas e Rede, Supply Chain e Pós-Venda.

Em parceria com a SAP Brasil, a equipe foi formada por 53 profissionais, divididos pelo Brasil, pela França e pelo Canadá. O time trabalhou em turnos, 24 horas por dia, para dar vida ao e-commerce do veículo. “O Squad do K-Commerce continua em operação, de forma que já incluímos outras funcionalidades desde que a plataforma foi lançada e continuaremos fazendo isso em sprints futuros”, explica Angelo Fígaro, diretor de TI da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para a América Latina.

Parceria

Uma das funções apresentadas no K-commerce é de avaliação do carro usado utilizado pelos consumidores no pagamento do novo veículo. O sistema automático de avaliação online é feito em parceria com a startup AutoAvaliar. Segundo a empresa, as informações do veículo ofertado pelo cliente são cruzadas com uma base de dados de 720 mil automóveis comprados anualmente pelas concessionárias cadastradas na plataforma da AutoAvaliar.

Também integra o sistema de cálculo os mais de 96 mil automóveis seminovos comercializados no pregão on-line da companhia, utilizado atualmente por aproximadamente 2,5 mil concessionárias e 20 mil lojistas multimarcas.

“A nova ferramenta é um importante avanço do varejo automobilístico brasileiro e representa um alto nível de maturidade com relação às necessidades específicas do consumidor”, analisa J.R. Caporal, CEO da startup. “Estima-se que as concessionárias brasileiras percam cerca de R$ 1 bilhão em negócios todos os anos por conta de falhas no processo de captação e avaliação de seminovos e usados, oferecidos como entrada para a compra de um carro zero quilômetro”, complementa.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.