Liberty realiza estudo sobre hábitos perigosos de motoristas

Liberty realiza estudo sobre hábitos perigosos de motoristas

Por: Leonardo Guimarães 780 views

A seguradora usou um de seus aplicativos para identificar as atitudes que podem causar acidentes. Veja quais são as ações que trazem risco aos motoristas

A Liberty Seguros divulgou uma pesquisa que mapeou o comportamento dos motoristas brasileiros. Usando o aplicativo Direção em Conta, a empresa mostrou dados que revelam quais são as atitudes mais perigosas dos motoristas no trânsito.

Analisando 10 mil viagens, a estatística mostra que em metade das corridas (51%), os motoristas frearam bruscamente. As frenagens excessivas aumentam a necessidade de manutenção do veículo, já que causam desgaste acima do normal nas pastilhas de freio do carro.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Além de frear rapidamente, alguns motoristas também aceleram excessivamente. Durante o período de estudos, cerca de 21% das viagens registraram acelerações bruscas. O hábito faz com que o veículo consuma mais combustível, além de demonstrar um estilo de condução agressivo.

Celular e direção

O aplicativo também mensurou que em 15% das viagens, os motoristas usaram o celular ao volante. Apesar de ter a menor proporção em relação aos outros itens avaliados, o celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet), divulgada em 2017. O estudo mostrou que o uso dos dispositivos na direção faz 150 vítimas por dia no País.

O Direção em Conta pontua de zero a 100 o estilo de condução do motorista. O programa leva em consideração três fatores – aceleração, frenagem e curvas. A intensidade (baixa, média, alta, brusca ou extrema) que o condutor realiza as manobras determina sua pontuação no quesito. O score médio dos motoristas que usam ou já usaram a aplicação é de 72 pontos.

A coleta dos dados foi feita durante todos os dias da semana, entre 7h e 10h da manhã. Mais de 5.000 pessoas usam o aplicativo, que dá descontos aos motoristas que dirigem de forma segura. Um programa de 60 dias avalia os condutores e oferece até 30% de economia na compra de um seguro auto.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.