De olho no futuro do Brasil: Samsung investe na capacitação de jovens

De olho no futuro do Brasil: Samsung investe na capacitação de jovens

Por: Melissa Lulio 2.888 views

Por meio de sua área de Cidadania Corporativa, a Samsung Brasil investiu no projeto Geração de Futuro. Surgido em 2017, ele terá continuidade neste ano

O direito do consumidor é uma área que pode impactar a vida dos consumidores. E ninguém duvida dessa informação. Contudo, o que muitas pessoas não percebem é que essa área pode, também, agregar à vida profissional dos indivíduos, ampliando capacidades e identificando talentos.

Dessa forma, o relacionamento entre empresas e clientes pode ser muito mais do que uma condição da sociedade de consumo e chegar ao ponto de ser até mesmo a escolha de muitas pessoas. Com esse cenário em mente, a Samsung Brasil, por meio de sua área de Cidadania Corporativa, investiu em um projeto chamado Geração de Futuro.

A iniciativa está completamente alinhada com as necessidades brasileiras. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de 25,3%. Essa faixa etária é a principal em termos de desocupação – sendo que fica atrás apenas de jovens que têm entre 14 e 17 anos, ou seja, não estão aptos a participar formalmente do mercado de trabalho, exceto por meio de determinadas iniciativas.

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De acordo com Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, a iniciativa Geração de Futuro surgiu em julho de 2017 e, por meio de treinamentos gratuitos, visa capacitar jovens para a conquista do primeiro emprego em atividades relacionadas ao direito do consumidor. A iniciativa acontece em parceria com o Instituto Ser+ e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Naturalmente, para este ano a Samsung ainda tem planos para desenvolver o projeto: o Geração de Futuro continua e o objetivo é ampliar ainda mais o alcance.

O curso desenvolve uma metodologia baseada nos pilares de autoconhecimento, autoestima e descoberta do talento e inclui também conteúdo da Escola Nacional de Defesa do Consumidor em sua programação. Os jovens selecionados para participar ganham acesso a um plano operacional de formação dividido em módulos sobre comunicação, negociação, ética, finanças e empatia, direitos do consumidor, capacitação técnica de produtos, além de sessões mensais de coaching.

Durante o curso, os jovens têm acesso a tecnologias, uma vez que conteúdos de direitos do consumidor, educação financeira e comunicação são disponibilizados pela plataforma da Escola Nacional de Direitos do Consumidor (ENDC).

Os produtos da Samsung são disponibilizados ao longo do curso técnico desenvolvido pelo SENAI para que os alunos aprofundem a experiência do usuário e possibilitem maior compreensão no momento de interface no atendimento ao cliente, desta forma o aprender de forma prática permite ampliar o acesso à conteúdos que elevam sua qualificação para o mundo do trabalho.

Resultados

Isabel afirma ainda que, em 2017, o programa Geração de Futuro e a Samsung capacitaram 140 jovens para trabalhar na área de atendimento ao consumidor. “Além de dar formação técnica, a iniciativa auxiliou na inserção dos alunos no mercado de trabalho por meio de mais de 550 horas de treinamento gratuito oferecido aos jovens que participaram da iniciativa”, conta.

Em 2017, mais de 50% dos participantes do programa terminaram o curso e na sequência conquistaram uma oportunidade no mercado de trabalho.Hoje, 57% dos alunos estão trabalhando e 30% estão participando de processos seletivos. “A jovem Martinha, de 19 anos, é um exemplo do ciclo completo do programa Geração de Futuro e do alcance dessa iniciativa”, conta a executiva.

Do lado de dentro

O desempenho dos participantes que passaram a fazer parte da operação de call center da Samsung têm apresentado um desempenho positivo. Prova disso é a performance em relação a indicadores como resolução no primeiro atendimento e o índice de insatisfação do consumidor, reduzido pela metade no grupo controle. Em relação aos fatores comportamentais, o grupo do Geração de Futuro tem se mostrado bastante comprometido com o trabalho e com a carreira na empresa, de acordo com Isabel.

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