Viajantes aprovam Experiências Airbnb e reservas crescem 2500%

Viajantes aprovam experiências Airbnb e reservas crescem 2500%

Por: Natália Oliveira 4.130 views

Rio de Janeiro é uma das cidades em que o número de reservas mais cresce. São Paulo vai ser incluído no Trips e oferecerá experiências Airbnb nos próximos meses. Confira

Há dez anos, o Airbnb revolucionou o mercado de hospedagem. Hoje, pouco mais de um ano depois da plataforma ampliar sua atuação para atender ao viajante do início ao fim de sua jornada, a nova categoria experiências já registra crescimento recorde de 2500%, 25 vezes mais rápido em relação ao que o “Homes” (reserva de acomodações) teve em seu primeiro ano.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Quando lançado, em novembro de 2016, o Airbnb Trips oferecia 500 experiências, em 12 cidades. Hoje, são cinco mil atividades autênticas e bem organizadas disponíveis em 60 destinos. A ideia da plataforma é ajudar o viajante a planejar sua viagem de ponta a ponta, desde onde vai ficar, até o que vai fazer e as pessoas que vai conhecer. As “Experiências” imergem os visitantes na cultura, paixão e interesses locais. As programações são elaboradas por anfitriões e visam proporcionar momentos únicos, que não poderiam ser vividos em outros lugares.

O nível de satisfação dos viajantes que adquiram “Experiências” é de 91%, de acordo com a assessoria do Airbnb. Na outra ponta, mais de 50 mil pessoas se inscreveram para serem anfitriões. A seleção é muito rigorosa e baseada em três pontos: conhecimento, acesso diferenciado e habilidade em receber bem. Os anfitriões com maior número de reservas conseguiram arrecadar mais de 200 mil dólares no ano.

Projeção
Fonte: Airbnb

Em 2018, a expectativa do Airbnb é expandir às experiências para mil destinos incluindo locais como a Ilha de Páscoa, Tasmânia e Islândia. Além disso, novas categorias serão incorporadas este ano: Concertos; Jantares; e Aventuras. Atualmente, as experiências estão divididas em Aulas e Oficinas, Shows, Artes, Gastronomia, Natureza, Esportes, História, Música, Entretenimento, Saúde e bem-estar, Impacto Social e Vida Noturna.

No Brasil, até o momento, apenas o Rio de Janeiro dispõe de experiências Airbnb. A cidade foi incluída em julho do ano passado e em seis meses já figura entre os dez destinos com mais reservas, junto a Nova Iorque, Sydney e Amsterdam. A cidade de São Paulo vai ser incluída na plataforma nos próximos meses.

Experiências mais populares

O mercado mais popular das experiências Airbnb é Barcelona, na Espanha. Na província catalã, o passeio mais procurado é o “Captan Deo”, no qual o visitante tem aulas de navegação com o anfitrião e percorre o mar Mediterrâneo até a vila de pescadores de Montgat, onde são servidos com “tapas” e alguns drinks para relaxar e apreciar a paisagem.

No mundo, a experiência mais popular acontece em Los Angeles: “Hollywood Sign Walk to the Top”. São três horas de caminhada até o topo do Hollywood Sign entretida por histórias inusitadas de cantores famosos, celebridades e da cidade de Los Angeles. O anfitrião leva o visitante para apreciar as melhores vistas da cidade e tirar fotos criativas no Griffith Park.

Além dessas, estão entre as vivências com recorde de reservas um passeio pelos sabores tradicionais de Lisboa, em que o visitante faz um tour gastronômico para além dos pontos turísticos com vinhos, charcutarias, sardinhas e pastéis; uma visita cômica ao Museu do Louvre, que une história e stand-up comedy; uma aula sobre o grafite em Nova Iorque, onde os visitantes conhecem grandes painéis em Harlem e podem produzir sua própria arte; e uma vivência de Yoga em Baker Beach, em São Francisco, assistindo ao pôr do sol.

Rio, Brasil

No Rio, duas das experiências Airbnb mais bem avaliadas são “Aventura no céu carioca com trilha” e “Backstreet Samba Party”. Na primeira, o visitante faz uma trilha para a Pedra Bonita onde pode apreciar a vegetação da região e uma vista panorâmica da cidade. Depois da trilha, os turistas fazem um treinamento e saltam de parapente da Pedra da Gávea para um voo pelas montanhas e sobre o mar de São Conrado. Para encerrar, todos são convidados a saborear famoso açaí adorado pelos cariocas.

Já a segunda, proporcionada pela californiana Laura, é voltada para noite da cidade. Ela recebe os visitantes na casa dela, em Ipanema, eles aprenderem a fazer caipirinha e conhecem um pouco mais sobre o samba, ritmo popular do Rio de Janeiro. Depois, a anfitriã e os hóspedes vão de metrô para o centro da cidade onde se divertem em rodas de samba tradicionais e o comem o popular churrasquinho vendido nas ruas.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.