Você sabe qual é a melhor época para trocar de carro?

Veja qual é o melhor momento para comprar um carro 0 km ou economizar na troca do veículo usado. Economia pode ser de até 10%

Por: - 6 meses atrás

A venda de veículos novos retomou o fôlego em 2017 depois de quatro anos de queda. O que nem todos os consumidores sabem é que o período escolhido para a compra pode influenciar no preço do carro. É o que garante Flávio Passos, diretor comercial da Webmotors – um dos maiores portais de compra e venda de veículos do País.

Compre no final e no início do ano

O consumidor tem mais vantagens no fim do ano. Isso porque as montadoras lançam novos modelos, o que automaticamente torna mais baratos aqueles que foram substituídos. A meta dos vendedores também é um fator a ser levado em consideração, uma vez que eles se tornam mais propensos a negociações.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O início do ano também reserva boas oportunidades. “Nesse período, observamos uma tradicional desaceleração do mercado, associada à grande incidência de veículos do ano anterior em estoque nas concessionárias e montadoras”, explica Passos. Segundo ele, em meio a tantas contas a pagar, como IPTU, IPVA e matrícula escolar, quem se programa tem maiores chances de economizar até 10% do valor do veículo. Ou seja, quem compra um carro de 30.000 reais, por exemplo, pode economizar entre 2.400 reais e 3.000 reais.

As orientações valem tanto para os veículos novos quanto para a compra dos usados. “No início do ano, a procura é maior porque boa parte dos compradores tomam a decisão de ‘se motorizar’ para realizar suas atividades pessoais e profissionais”, afirma Passos. Já no fim do ano, diz ele, é a chegada do 13º salário que incentiva a compra.

Fim do mês

Sabe aquela velha história de que comprar nos últimos dias do mês pode trazer mais benefícios? Não é um mito. Acredite: os vendedores estarão mais dispostos a conceder itens opcionais e descontos, assim como negociar as condições de pagamento para fechar a compra e bater as próprias metas. “Sabemos que a jornada de compra do consumidor de veículos dura, em média, 60 dias”, diz Passos.

Para o especialista, é importante que ele utilize esse tempo para se informar amplamente sobre as opções de veículos compatíveis com sua necessidade. “A pesquisa pode ser feita online, por meio de sites de classificados automotivos, blogs de conteúdo e resenhas comparativas de especialistas”.