Você escuta mais músicas de artistas homens ou mulheres?

Você escuta mais músicas de artistas homens ou mulheres?

Por: Editor CM 1.512 views

Parceria entre Smirnoff e Spotify mostra o percentual de artistas femininas que você escuta. O resultado provavelmente vai te surpreender

A cada ano que passa, o dia 8 de março fica marcado pelo crescimento da luta das mulheres por seus direitos. Mesmo que muitos neguem, é notório que os homens acabam tendo mais divulgação sobre os trabalhos que fazem. E, consequentemente, acabem tendo uma visibilidade maior.

E não se trata de algo voluntário. Muitas vezes, é totalmente inconsciente. É isso o que a Smirnoff, marca de vodka da Diageo, quer mostrar com uma ação em parceria com o Spotify. Por meio de uma ferramenta criada pelas empresas chamada de Smirnoff Equalizer, é possível saber se você escuta mais artistas masculinos ou femininos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Muito provavelmente, a sua lista vai estar repleta de artistas homens. A lista do autor deste texto surpreendeu de maneira negativa: apenas 14% das músicas que escuta tem mulheres como destaque.

Para ajudar a alterar esse cenário, a ferramenta cria automaticamente uma lista misturando músicas que você costuma escutar com outras, mas estas de artistas femininas. A intenção é que os usuários percebam a quantidade de mulheres que fazem um som similar ao seu gosto musical.

Não se trata de “mimimi”

É um fato que temos mais contato com materiais de homens na nossa cultura. Sejam livros, sejam músicas. Veja a sua estante e procure a quantidade de autoras mulheres em comparação aos homens. Provavelmente, a proporção será similar à sua lista no Spotify ou em outro aplicativo de músicas.

Parece exagero, mas quanto mais diversidade nas suas listas, mais preparado você estará para perceber os seus próprios problemas e da sociedade. E sair um pouco da bolha cultural que nós e os algoritmos acabaram criando para nós.

E elas continuam sendo minoria, mesmo com tanta luta. Prova disso é o número de protagonistas mulheres nos filmes de maior bilheteria. Em 2017, elas foram 24% dos personagens principais, enquanto os homens ocuparam o cargo de protagonista em 58%.

Por que não ajuda a mudar, um pouco, esse cenário? Pequenas atitudes podem ajudar.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.