Brasileiros que possuem smartphone preferem comprar por aplicativos

Indicador é maior que a média global, mas segurança ainda é uma das principais causas de abandono de compras

Por: - 4 meses atrás

Você certamente já comprou algo usando aplicativos para o seu smartphone. Ou pelo menos conhece alguém que tenha esse hábito. Quando o assunto é afinidade com os apps os brasileiros saem na frente. Uma pesquisa da Worldpay mostra que 78% dos que possuem smartphone preferem comprar pelo celular, ao invés de pagar usando os navegadores.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O número é maior que o indicador global, de 71%. Os brasileiros confiam mais nos apps e ainda pagam a mais por isso. Por aqui 53% dos consumidores não se preocupam com o preço maior de um produto, viagem ou serviço se a experiência do usuário for melhor. Já a média global é de apenas 41%.

A praticidade é um fator determinante para a preferência. Quem usa o navegador geralmente precisa fazer login, procurar seu cartão de crédito e só depois concluir a compra. Processo que é visto como burocrático em tempos de imediatismo.

Já os aplicativos oferecem simplicidade. Algumas funcionalidades agilizam o andamento da compra: você pode finalizá-la em apenas um toque ou até escanear seu cartão de crédito – afinal de contas, quem gosta de decorar ou digitar 16 dígitos em cada compra? Os usuários ainda podem ter benefícios como frete grátis, cupons de desconto e preços exclusivos.

Segurança ainda preocupa

Apesar da confiança ter aumentado, a segurança ainda segue como fator de preocupação dos brasileiros. Cerca de 76% dizem baixar apenas os aplicativos de empresas em que realmente confiam. A média global é inferior, de 71%. A preocupação com a proteção dos dados é uma das principais causas de abandono de compras.

Um caminho para conquistar a confiança do consumidor é investir em tecnologia. Quase dois terços dos brasileiros (63%) se sentem confortáveis em fornecer dados biométricos como reconhecimento facial e impressões digitais para tornar o processo de pagamento mais seguro e, claro, mais rápido.

A pesquisa da Worldpay foi feita em parceria com a Opinium. Foram entrevistadas 16 mil pessoas que fizeram compras pelo celular nos últimos 3 meses em 9 países.