Android Pay: o que o consumidor pode ganhar com essa novidade?

Android Pay: o que o consumidor pode ganhar com essa novidade?

Por: Melissa Lulio 1.492 views

O Android Pay, aplicativo do Google, chegou ao Brasil. Com ele, será possível fazer compras aproximando o celular das máquinas de pagamento

Será que acabou o reinado da Samsung? O Google trouxe, para o Brasil, o Android Pay – uma tecnologia que permite a realização de compras por meio do celular, usando o aparelho como uma espécie de cartão de crédito ou débito. Até agora, a Samsung tinha exclusividade nessa prestação de serviço, com o Samsung Pay. Agora, a empresa que é inclusive usuária dos sistemas Android, tem uma concorrente dentro de casa – ou, no caso, dentro do aparelho.

Neste primeiro momento, nem todos os estabelecimentos e empresas vão aceitar o serviço. Por enquanto, você pode usar o Android Pay nas redes Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Drogasil, Rei do Mate, Café do Ponto, Hering e Ipiranga. Além disso, a tecnologia funciona apenas nos smartphones com sistema operacional Android KitKat (4.4) ou versões mais modernas. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja do Google Play.

Como vai funcionar?

Para quem quer usar o Android Pay, já avisamos: não há muitos segredos no ato da compra. Os operadores de caixa dessas lojas vão continuar trabalhando quase da mesma forma: o funcionário vai selecionar o tipo de pagamento (débito ou crédito)  e inserir o valor da compra no terminal, como sempre.

Em seguida, ao invés de inserir o cartão na máquina, o cliente deve desbloquear o sistema de pagamento no celular e encostar o aparelho na máquina, que avisa se a compra foi autorizada.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

As principais vantagens, para o consumidor, são a comodidade e a segurança. Como uma carteira virtual, o Android Pay pode guardar diversos cartões – ou seja, você pode andar com menos itens por aí. Além disso, o app não vai usar o número real do cartão, mas uma versão virtual, que é validada pelo banco. Isso pode aumentar a segurança contra clonagens e roubo de informações.

Naturalmente, essas vantagens – principalmente a comodidade – se tornarão mais perceptíveis quando o número de parceiros do Google aumentar. E a empresa já tem planos nesse sentido.

Bandeiras disponíveis no Android Pay

No começo, o sistema de pagamento funcionará apenas com os cartões do Banco do Brasil (crédito e débito), Caixa (débito), Neon (débito), Porto Seguro (crédito) e Brasil Pré-Pagos (débito). Os clientes que possuem essas bandeiras devem adicionar os dados dos cartões de crédito ou débito ao aplicativo.

 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.