O preconceito racial ainda é presente no Brasil. No mercado corporativo, apesar muitos negarem, também. Para comprovar a teoria, é simples: olhe para o lado e veja quantos negros trabalham com você. Pensando em diminuir esse abismo, a Unilever Brasil aderiu à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, liderada pela ONG Afrobras.
De acordo com o Instituto Ethos, Apesar de 55% da população brasileira ser afrodescendente, apenas 4,7% dos executivos das 500 maiores empresas do Brasil são negros. Para piorar a situação, o trabalhador negro ganhou 59% do salário do branco no ano passado, segundo o IBGE.
Ações
Por isso a multinacional anglo-holandesa decidiu firmar a parceria com a Afrobras. Entre os compromissos assumidos pela companhia, estão desenvolver políticas e práticas que promovam um ambiente corporativo mais inclusivo, engajar a liderança na promoção da igualdade racial, criar ações concretas de oportunidade de trabalho e desenvolvimento profissional para negros, fomentar o respeito à diversidade racial na e compartilhar com parceiros os desafios e aprendizados.
As ações para isso já começaram. Ainda neste ano, segundo a empresa, a área de recrutamento começará a criar iniciativas com a Faculdade Zumbi dos Palmares, instituição criada para ampliar as oportunidades aos negros – 87% dos alunos são afrodescendentes.