Respeito à identidade sexual no ambiente de trabalho

Mudança de padrão na hora da identificação de um funcionário transgênero e a importância de os profissionais serem reconhecidos da forma que se sintam mais confortáveis

Por: - 3 anos atrás

A Atento S.A., maior provedora de serviços de gestão de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócios (CRM BPO) na América Latina e Espanha, tem como um de seus princípios a difusão e a valorização da diversidade na empresa, desde a contratação de funcionários até a implantação de projetos de conscientização e inclusão, por meio de sua Política de Responsabilidade Social Corporativa. Além dessas ações, a empresa busca atender às necessidades manifestadas por seus profissionais, com intuito de promover um ambiente de trabalho saudável e propulsor de carreira.

 Uma das ações direcionadas neste sentido é a mudança de padrão na hora da identificação de um funcionário. A empresa percebeu a importância de seus profissionais serem reconhecidos da forma que se sintam mais confortáveis, tendo em sua identificação, o seu nome social. Esta é uma iniciativa de extrema relevância e definitiva para a inclusão, principalmente para o público LGBTT (Lésbicas, Gays, bissexuais, transexuais e transgêneros).  

Por exemplo: se o nome de batismo for João, mas se ele prefere ser chamado de Paloma e sua identificação visual e sexual for feminina, poderá ter em seu crachá ?Paloma?. Dessa forma, a Atento garante o respeito à diversidade. O mesmo ocorre se uma pessoa que se chama Maria Aparecida, mas prefere ser anunciada como Cida ou se chama Antônio e é conhecido como Toni. Atualmente, são cerca de 180 pessoas utilizando os crachás sociais na Companhia.

Transexual teve opção de escolher nome no crachá

Depois de trabalhar por anos nos setores da saúde e da beleza e ver muitas portas se fecharem por preconceito, Elisabeth Safra (nome social de Willians da Silva Vieira) decidiu mudar de carreira e tentar uma chance como teleoperadora na Atento, onde foi bem recebida e respeitada. ?Sou transexual e, mesmo formada em técnica em enfermagem, encontrei várias portas fechadas. Já estou na Atento há três anos e assim que cheguei na empresa a recepcionista me entregou uma ficha e perguntou como eu gostaria de ser chamada. Imagina só, para mim foi um espanto, não sabia se ria ou chorava, logo percebi que estava em um local diferente e agarrei a oportunidade com vontade de retribuir à empresa todo acolhimento?, revela Elisabeth, que faz planos de carreira.?Minha meta é ser gestora de Operações até 2020, para isso, vou estudar Assistência Social ou Administração?, afirma.

Alguns critérios foram estabelecidos, para o uso adequado da iniciativa:

Serão permitidos:

– Até dois nomes escolhidos pelo funcionário em substituição ao de registro civil;

– Nome e sobrenome (Ex.: João Silva);

– Nome composto (mesmo que divergente ao nome de registro civil, ex.: Luís Henrique);

– Fração do nome (Ex.: Ju Lima).

 

Não serão permitidos:

– Adjetivos, substantivos, termos pejorativos ou números de conotação sensual e penal, além deexpressões extremistas,de segregação social, preconceituosase xenofóbicas;

– Representações debairros,cidades,facções,agremiações,sociedades(religiosas, inclusive),times esportivos,cargo,desenhos animadose brinquedos.

 

A Atento é reconhecida como uma Empresa Socialmente Responsável, por procurar assegurar a seus cerca de 90 mil funcionários no Brasil, uma condição digna de trabalho. A empresa, também proporciona uma significativa oferta de oportunidades de carreira e geração de riqueza nos países em que está presente, passando pelos investimentos maciços em Educação Corporativa, até políticas de desenvolvimento pessoal e profissional para o crescimento na carreira, por meio de Programas Motivacionais e Sociais. Sem contar a valorização e o reconhecimento pelos esforços para a superação das metas corporativas – como no caso da Remuneração Variável, destinada a todos que integram o quadro profissional da empresa. A companhia segue rigorosamente as normativas da certificação NR-17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo conforto, segurança e desempenho eficiente foi a primeira empresa de BPO no mundo a obter a certificação SA8000®, norma internacional de responsabilidade social.

A diretora executiva de Recursos Humanos da Atento, Majo Martinez Campos, destaca o compromisso da empresa em manter um clima de igualdade e bem-estar entre os funcionários. ?Na Atento, a diferença está no capital humano. Nossos profissionais estão qualificados para trabalhar no atendimento aos clientes que estão em busca de soluções ou informações para suas reclamações. Ao caminhar por uma empresa do nosso segmento, você vê um mundo de diversidade e de acolhimento a uma grande parte do público LGBTT. A empresa apoia a diversidade como um todo e em sua política e valores ressalta o respeito, a inclusão e o bom convívio interno com as diferenças, como por exemplo, o plano de saúde que oferecemos leva em consideração não somente os laços sanguíneos ou civis, mas também as relações sócio afetivas?, garante a diretora, ressaltando que o trabalho voltado para a diversidade tem proporcionado à Atento o reconhecimento com vários prêmios no mercado.

 

Leia mais:

Empregos: 10 dicas para turbinar o perfil no LinkedIn

20 informações desnecessárias para o currículo

O futuro do atendimento ao cliente é autônomo